Pesquisa revela desigualdade na divisão de tarefas domésticas no Japão

2026/03/19 09:41
Compartilhar:

Tóquio – Uma pesquisa sobre o compartilhamento de tarefas domésticas entre casais mostrou que ainda há desequilíbrio entre maridos e esposas. Se 86% dos homens se mostram satisfeitos com a divisão de tarefas, o índice entre as mulheres cai para 54%.

O levantamento foi feito pela Ichijo Co. Ltd., no mês de novembro, quando é celebrado o Dia dos Bons Casais, no domingo (22) daquele mês. A empresa ouviu 673 pessoas casadas.

A pesquisa mostrou que 68% das esposas são responsáveis por mais de 70% das tarefas domésticas. Apesar de o ideal ser uma divisão justa do que fazer, mais da metade das mulheres disseram que o melhor seria que elas próprias fizessem a maior parte.

Outro ponto revelado é que mais de 70% dos casais não estabeleceram regras para a divisão das tarefas, enquanto cerca de 30% definiram as regras segundo as habilidades de cada um. E mais de 80% de homens e mulheres afirmaram que cumprem suas partes regularmente.

No geral, as tarefas são divididas assim: às mulheres cabe cozinhar, fazer compras e limpar a cozinha; aos homens, levar o lixo para fora, lavar a louça e guardar a louça limpa. Mas as mulheres gostariam que os maridos assumissem a limpeza do banheiro, enquanto os homens não apontaram nada em especial que gostariam que suas esposas fizessem.

Entre os homens, 70% dariam uma nota superior a 80 para as tarefas realizadas pelo cônjuge, enquanto apenas 30% das mulheres deram essa nota. As mulheres deram nota baixa ao cônjuge alegando que "ele não faz se eu não pedir", com citação por 60% delas.

Para as esposas, o maior fardo é cozinhar, com mais de 40% das respostas, enquanto a tarefa que mais gostariam de fazer junto com os esposos é justamente cozinhar, com mais de 30% para ambos os sexos.

Um recurso usado para reduzir a carga doméstica é usar eletrodomésticos como robô aspirador, lava-louças e chaleira elétrica.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Brasília – O Brasil lidera ranking de fuga de milionários na América Latina em 2025, segundo le...
Por: Antônio Bordin
Aichi – No dia 2 de novembro será realizado o Brasil Festa Aichi 2025, na cidade de Kariya. A org...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão celebrou recentemente o Dia da Prevenção de Desastres e alertou que o uso inc...
Por: Redação
Nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2024, Tóquio será palco da SCAJ 2024, o maior e mais influente ...
Por: Redação
Shizuoka – Os interessados em participar do 1º Concurso Estudantil de Mangá (História em Quadri...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – A Justiça Federal dos Estados Unidos condenou as empresas Meta, dona do Facebook...
Por: Redação
O governo japonês vai abolir os atuais cartões de seguro de saúde em dezembro de 2024 para a inte...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram