Toyota desenvolve soluções de mobilidade para pessoas com limitações físicas

2025/11/25 08:03
Compartilhar:

Tóquio – A Toyota apresentou conceitos de dispositivos de mobilidade durante o Japan Mobility Show 2025, realizado em Tóquio. Eles foram desenvolvidos para atender pessoas de todas as idades e habilidades físicas.

O gerente assistente do Departamento de Desenvolvimento Avançado de Design, Takuya Watabe, explicou que esses dispositivos foram criados para ajudar todos a chegar onde desejam. Ele destacou que ainda são protótipos e continuarão evoluindo.

Walk Me

Um dos destaques é a Walk Me, que busca ir além da cadeira de rodas tradicional. Em vez de rodas, utiliza quatro pernas que superam degraus e superfícies irregulares em ambientes internos ou externos.

Quando ativada, a Walk Me se ergue do chão de modo semelhante a uma pessoa sentada em seiza.
Devido ao seu formato, movimenta-se com facilidade em espaços estreitos, onde cadeiras convencionais teriam dificuldade para virar.

Ela sobe escadas e acessa veículos, ampliando possibilidades para quem tem mobilidade reduzida. A Toyota informou que alguns robôs usam cálculos para posicionar os pés, mas a Walk Me segue outro caminho. Ela aprendeu os movimentos corretos com cerca de 10.000 simulações e continua avançando.

A empresa afirmou que trabalha para que a Walk Me possa circular livremente com seu usuário, seguindo comandos de voz.

Boost Me

A Boost Me é voltada para esportes que utilizam cadeiras de rodas, como basquete e tênis, e pode ser operada apenas mudando o peso do corpo.

A equipe responsável informou que o assento é produzido em impressora 3D para se ajustar ao corpo do usuário.

Os criadores estudam tornar essa parte destacável, permitindo que a unidade principal seja alugada a baixo custo.

Challenge Me

Outro conceito é a Challenge Me, uma cadeira de rodas elétrica robusta que possibilita aventuras ao ar livre, independentemente das limitações físicas do usuário.

A condução é feita segurando nos manetes e usando joysticks, seguindo por trilhas de forma semelhante a um Land Cruiser.

Segundo os desenvolvedores, ela pode ser usada em trilhas, pesca, off-road e outras atividades externas. A bateria e a unidade de controle ficam nos apoios cilíndricos de braço, protegidos contra água.

Para a equipe da Toyota, a Challenge Me tem potencial para devolver entusiasmo a quem acreditou que seus dias de exploração ao ar livre haviam terminado.

Fotos: Reprodução/Toyota

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Dia 2 de dezembro será uma noite especial onde a cantora Michele Costa apresentará canções da MP...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Existe realmente risco de que a China invada a ilha democrática de Taiwan? Se sim, quais ...
Por: Antônio Bordin
Shiga – No dia 2 de novembro será realizada a quinta edição do Shiga Brazilian Fest, na cidade ...
Por: Redação
Depois de 16 anos desde sua última apresentação no arquipélago, o músico iniciará turnê pelo ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma mulher é considerada atraente por sua capacidade de comunicação, boa aparência e...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O número anual de nascimentos no Japão caiu para 705.809 em 2025, marcando um recorde ...
Por: Redação
Prestes a completar 30 anos de carreira, o cantor, compositor, violonista e percussionistabrasileiro...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira (27) que vai dobrar para 10 anos o perío...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
Por: Antônio Bordin
Wakayama – Uma dica de passeio para se refrescar neste verão é o rafting. A atividade é realiza...
Por: Antônio Bordin
Hiroshima - As pessoas que planejarem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima no feriado de Obo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Oriental Land Co., operadora do Tokyo Disney Resort, informou que encerrará seu servi...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram