Japão descarta estrangeiros nas Forças de Autodefesa apesar de déficit de quase 30 mil militares

2026/09/07 08:15
Compartilhar:

Tóquio - O ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, negou que o governo esteja considerando recrutar estrangeiros para as Forças de Autodefesa. O comentário foi feito após a Fundação Sasakawa para a Paz apresentar uma proposta recomendando que o governo estudasse, entre outras medidas, a possibilidade de admitir estrangeiros como forma de enfrentar a falta de candidatos.

Koizumi foi categórico ao comentar o assunto. “Primeiramente, não estamos considerando o recrutamento de estrangeiros para as Forças de Autodefesa”, afirmou.

Ele acrescentou que o Ministério da Defesa “tradicionalmente limita a elegibilidade para candidatura às pessoas que possuem nacionalidade japonesa”.

Koizumi ressaltou ainda que os requisitos para ingresso nas Forças de Autodefesa atualmente estão limitados a pessoas de nacionalidade japonesa.

“Em meio ao declínio da natalidade e ao envelhecimento da população, garantir recursos humanos é um grande desafio, mas, acima de tudo, devemos dar prioridade às pessoas que já estão aqui”, afirmou.

O ministro indicou que pretende avançar na melhoria das condições de trabalho e da remuneração dos integrantes das forças, aumentar a produtividade com o uso de tecnologias como inteligência artificial e ampliar o apoio profissional após a saída das Forças de Autodefesa.

Entre as medidas está a criação da chamada “Agência de Apoio aos Ex-integrantes das Forças de Autodefesa e suas Famílias”, nome ainda provisório, destinada a reforçar a assistência à carreira dos militares após o desligamento.

O tamanho da falta de pessoal

Em 31 de março deste ano, as Forças de Autodefesa tinham um efetivo autorizado de 247.154 militares, mas contavam com 217.701. Isso representa uma taxa de preenchimento de apenas 88,1%.

Em números absolutos, faltavam 29.453 militares para que o efetivo previsto fosse atingido.

ForçaEfetivo previstoEfetivo realPreenchimento
Força Terrestre149.403129.17686,5%
Força Marítima45.46241.46391,2%
Força Aérea47.13142.32489,8%
Estado-Maior Conjunto e outros5.1584.73891,9%
Total247.154217.70188,1%

O problema também aparece no recrutamento. No ano fiscal encerrado em março de 2026, o Ministério da Defesa planejava contratar 15.430 pessoas, mas conseguiu recrutar 11.177, o equivalente a 72% da meta.

Apesar disso, houve melhora em relação ao exercício anterior. Koizumi informou, em junho, que foram recrutadas 1.453 pessoas a mais do que no ano fiscal anterior.

O que exatamente propôs a Fundação Sasakawa

A proposta da Fundação Sasakawa para a Paz foi elaborada por um grupo que inclui Tetsuro Kuroe, ex-vice-ministro administrativo da Defesa, um dos cargos mais altos do ministério, e Koji Yamazaki, ex-chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças de Autodefesa.

Os dois também participam do conselho de especialistas envolvido nas discussões sobre a revisão dos três principais documentos de segurança nacional do Japão.

O documento da Fundação sustenta que, diante da perspectiva de continuidade da redução da população japonesa, “chegou o momento de analisar seriamente a possibilidade” de utilização de estrangeiros nas Forças de Autodefesa.

Segundo o documento, a exigência de nacionalidade japonesa para o serviço público teria feito com que a possibilidade de utilização de estrangeiros nas forças não fosse suficientemente considerada até agora.

A proposta, porém, estabelecia limitações importantes. Os estrangeiros seriam considerados para atividades que não envolvessem combate nem funções caracterizadas como “exercício do poder público ou formação da vontade do Estado”.

Também seria necessário estudar:

• quais nacionalidades poderiam ser aceitas, possivelmente restringindo os candidatos a cidadãos de países aliados ou considerados parceiros;

• quais funções poderiam ser exercidas;

• a que nível de informações sigilosas esses integrantes poderiam ter acesso.

A Jiji Press informou que, entre as possibilidades mencionadas, estavam funções como a administração de bases, o que permitiria liberar militares japoneses para outras atividades.

O exemplo da Austrália

A Fundação citou expressamente a Austrália como referência. Atualmente, estrangeiros podem se candidatar às Forças Armadas Australianas.

A regra abrange cidadãos da Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Papua-Nova Guiné, desde que atendam a determinados requisitos. Entre eles estão ter residência permanente na Austrália ou visto equivalente, residir no país há pelo menos um ano e não ter servido em outra força militar nos dois anos anteriores à candidatura.

A abertura começou em julho de 2024 para neozelandeses e foi ampliada em janeiro de 2025 para residentes permanentes dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. O governo australiano justificou a mudança pela necessidade de ampliar e manter uma força militar especializada diante das dificuldades de recrutamento.

Foto: Reprodução/APT
Ministro da Defesa, Shinjiro Koizumi

Composta por uma equipe trilíngue (português, japonês e inglês) com sólida trajetória nos setores privado e governamental do Japão, nossa Redação une domínio tecnológico à paixão genuína pela cultura nipônica, transitando do universo dos mangás às tradições milenares. Mais do que vivência, prezamos pela credibilidade: fugimos do "achismo" e fundamentamos todo o nosso conteúdo em fontes concretas e verificadas, garantindo informação precisa e segura para os nossos leitores.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Aichi - Com o mercado digital cada vez mais competitivo, depender apenas do alcance orgânico ou do ...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O Google anunciou mudanças no Gmail, que passará a contar com o auxílio da Int...
Por: Redação
Tóquio - A Agência de Serviços de Imigração do Japão informou em seu site que os estrangeiros ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo japonês anunciou que flexibilizará as regras sobre horas extras. A decisão ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Algumas empresas japonesas anunciaram que reduzirão a contratação de recém-formados ...
Por: Redação
Organização anuncia algumas novidades. O JEBRA Japão 2023, que tem como objetivo principal promov...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Hoje muita gente sofre dos sintomas da febre do feno, ou kafunsho, por causa de uma pol...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As habilidades de artes marciais e guerrilha dos ninjas sempre fascinaram o imaginário ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram