Justiça do Japão condena homem por violar 'direito à castidade' de mulher

2025/12/12 08:11
Compartilhar:

Tóquio – O Tribunal Distrital de Tóquio condenou um homem a pagar 1,51 milhão de ienes a uma mulher por danos morais. O réu, funcionário de uma grande agência de publicidade, fingiu ser solteiro para iniciar um relacionamento e manter relações com a mulher, quando na verdade era casado. O juiz reconheceu o caso como violação do Direito à Castidade.

A decisão foi dada no dia 8 deste mês pelo juiz Takato Kawahara, que considerou que o homem, ao mentir sobre seu estado civil, privou a mulher do direito de decidir livremente se queria ou não se relacionar com uma pessoa casada, publicou a mídia local.

A mulher, residente na província de Kanagawa, comentou com repórteres: “As vítimas de falsos solteiros são criticadas por outros e culpam a si mesmas. Quero que pessoas que não conseguem dar o primeiro passo possam usar meu caso. Quero que o mundo seja um lugar onde não haja mais esse tipo de agressão.”

Ela contou que conheceu o homem em um aplicativo restrito a solteiros em 2023, com a expectativa de namorar e, futuramente, considerar um casamento. Disse que a primeira impressão que teve dele foi de alguém inteligente, simples e sincero. Ambos confirmaram novamente que eram solteiros e começaram a namorar.

Em outubro de 2023, quatro meses após o início do relacionamento, no dia seguinte a um encontro, a mulher não conseguiu mais contato com o homem pelo celular e ele desapareceu.

A mulher contratou uma empresa de investigação, que descobriu que o namorado era casado e tinha filhos. O homem não pediu desculpas e ofereceu 200 mil ienes como acordo para encerrar o caso. A mulher, porém, solicitou indenização de 4,4 milhões de ienes, alegando direito à autodeterminação sexual. Mais tarde, passou a pedir 7,8 milhões de ienes até que o caso recebeu sentença no Tribunal de Tóquio.

Ela abriu um perfil no X (antigo Twitter) sob o nome Associação de Vítimas de Falsas Declarações de Solteiro(a), com o objetivo de conscientizar outras pessoas sobre o direito à autodeterminação sexual.

Direito à Castidade

O termo jurídico Direito à Castidade em japonês é Teisoken, cuja interpretação se aproxima de Direito à Autodeterminação Sexual. Consta do artigo 709, sobre atos ilícitos e indenização, do Código Civil do Japão.

A jurisprudência sobre Teisoken foi consolidada desde a era Showa, mas ganhou força na era dos aplicativos de relacionamento.

Atualmente, tribunais japoneses usam esse termo para proteger a liberdade de escolha, considerando que o consentimento sexual é válido, mas não pode ser obtido mediante fraude.

Em outros países talvez o caso terminasse apenas com as partes separadas, mas no Japão é um ilícito civil. Mentir sobre ser solteiro para conseguir fazer sexo é considerado violação de direitos que gera indenização financeira, pois infringe a expectativa legítima da outra parte de um relacionamento exclusivo ou com potencial de casamento.

No dia 1º deste mês, o Tribunal Distrital de Osaka também condenou um homem pelo mesmo motivo, o que indica uma tendência de endurecimento dos tribunais japoneses para o que chamam de fraude de estado civil.

Ótica internacional

Nos Estados Unidos e no Reino Unido geralmente não é crime mentir sobre o estado civil para conseguir sexo e isso não costuma gerar indenização civil.

Embora moralmente reprovável, a mentira sobre ser solteiro nesses países não invalida legalmente o consentimento sexual. Antigamente, nos EUA existiam as Heartbalm torts, ações por danos sentimentais, mas a maioria dos estados aboliu esse tipo de processo.

Israel talvez seja o país cuja visão mais se aproxima da justiça japonesa, já tendo registrado condenações por estupro mediante fraude quando a mentira foi essencial para obter o consentimento para o ato sexual.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Yokohama – O Departamento de Polícia da Província de Kanagawa decidiu anular cerca de 2.700 infr...
Por: Antônio Bordin
Oita – Um novo tipo de droga sintética, conhecido como “cigarro zumbi”, tem causado sérios p...
Por: Antônio Bordin
Albânia – O pequeno país da Península Balcânica tornou-se o primeiro no mundo a ter uma minist...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão lançou diversas novidades em termos de equipamentos, soluções urbanas e tecn...
Por: Antônio Bordin
Iwate – Um forte terremoto de magnitude 6,7 atingiu a costa da província de Iwate por volta das 1...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tanabata é um dos festivais mais populares do Japão, mas em Asagaya, na capital, o e...
Por: Antônio Bordin
São Paulo/Tóquio – A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó gravou com a banda japonesa Begi...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O ex-cofundador do Twitter, Jack Dorsey, lançou a versão beta do aplicativo de ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram