Agência emite alerta de tsunami após forte terremoto em Iwate neste domingo

Compartilhar:

Iwate – Um forte terremoto de magnitude 6,7 atingiu a costa da província de Iwate por volta das 17h, levando a Agência Meteorológica do Japão a emitir um alerta de tsunami. O tremor ocorreu às 17h03 na região costeira de Sanriku, a uma profundidade de 10 quilômetros.

O abalo foi sentido com intensidade 3 a 4 nas províncias de Iwate, Miyagi, Aomori, Akita e Yamagata, e com menor força em Hokkaido, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Saitama, Chiba, Tóquio, Niigata, Yamanashi, Gunma, Kanagawa, Nagano e Shizuoka.

Após o alerta, as autoridades orientaram moradores e visitantes a se afastarem imediatamente do litoral e das margens de rios, buscando locais mais elevados. A Agência Meteorológica alertou que até mesmo ondas de poucos centímetros podem causar ferimentos, mortes e danos a embarcações.

O tsunami foi detectado em alto-mar, a cerca de 70 quilômetros da costa de Iwate, e segue em direção à terra em alta velocidade, aumentando de altura à medida que se aproxima do litoral.

Após o primeiro tremor, estão sendo registrados secundários, com magnitude de 5,6 a 6,3, mas com intensidade 2 a 3.

Foto: Reprodução/NHK
No mapa aparece a área de Iwate sujeita a ser atingida pelo tsunami

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio - Um dos mais antigos mercados do Japão, com 430 anos de história, será realizado nesta q...
Por: Silvio Mori
Pós-graduada em Neurociência pela PUCRS, já foi três vezes palestrante da TedX e vem s...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Suzuki Motor Corp anunciou seu primeiro modelo elétrico a bateria, que será lançado...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - O Grupo de Capoeira Ubiratan convida para o “Batizado e Troca de Cordas” em Hamamatsu...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Pesquisadores da Stanford Medicine reverteram sintomas associados ao Transtorno d...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Ministério da Economia, Comércio e Indústria emitiu uma orientação administrativa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A princesa Kako de Akishino tornou-se a mais recente vítima de abuso por deepfake gerad...
Por: Redação
Mais uma receita para aumentar sua imunidade e muito fit, pois o abacate é rica em fibras que aumen...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A província de Hokkaido, no extremo norte do Japão, é conhecida por ser uma das regi...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Turistas estrangeiros poderão pagar ingressos mais caros do que os japoneses ao visitar...
Por: Antônio Bordin
Romênia – A Romênia deverá inaugurar até 2027 um parque temático inspirado em um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Niigata – A cidade de Ojiya, na província de Niigata, será palco do “50º Festival Comemorativ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Dome Corp. inaugurou uma nova atração dedicada a um dos monstros mais famosos ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A exposição “Ramsés, o Grande: O Ouro dos Faraós” está aberta ao público no Muse...
Por: Antônio Bordin
Fukui – A era dos dinossauros desperta mistérios e curiosidades. Quem deseja aprender e se divert...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Nesta época do ano muitos lugares no Japão ganham iluminação especial, aproveitando ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram