Turismo em Fukuroi: templos históricos, flores, natureza, esportes e sabores locais

2026/09/25 10:18
Compartilhar:

Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhecidos de Shizuoka, áreas naturais, construções ligadas à antiga rota Tōkaidō, grandes instalações esportivas e produtos típicos como o Crown Melon.

A cidade também é conhecida pelos três templos chamados de Enshū Sanzan, conjunto formado por Hattasan Soneiji, Kasuisai e Yusanji. Ao longo do ano, esses locais ganham atrações diferentes, com cerejeiras, hortênsias, lírios, sinos de vento e folhas de outono.

Para quem mora em Shizuoka, Fukuroi pode ser visitada em passeios de um dia. Entretanto, alguns locais e experiências funcionam somente em determinadas épocas ou exigem reserva.

Templo Hattasan Soneiji — 法多山 尊永寺 — Hattasan Soneiji

Um dos principais pontos turísticos de Fukuroi é o Hattasan Soneiji, frequentemente chamado simplesmente de Hattasan.

Segundo a Associação de Turismo de Fukuroi, o templo teria sido fundado em 725 por Gyōki. Seu principal objeto de devoção é associado à proteção contra infortúnios e calamidades, conhecida como yakuyoke. O Portão Niōmon, que preserva características arquitetônicas do período Momoyama, é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional.

Além do patrimônio religioso, o grande terreno cercado pela natureza muda de aparência ao longo do ano. Há cerejeiras na primavera, hortênsias no início do verão e folhas avermelhadas no outono.

Uma das especialidades locais é o bolinho para afastar o infortúnio — 厄除だんご — yakuyoke dango. Ele pode ser comprado no estabelecimento dentro da área do templo e se tornou uma das lembranças mais tradicionais de Fukuroi. Também existem cafés nos arredores da área de peregrinação.

No verão, Hattasan participa do Festival dos Sinos de Vento dos Três Templos de Enshū — 遠州三山風鈴まつり — Enshū Sanzan Fūrin Matsuri. Em 2026, o evento ocorreu de 23 de maio a 23 de agosto, com cerca de 4 mil sinos de vento no Hattasan.

Endereço: 2777 Toyosawa, Fukuroi-shi, Shizuoka
Horário informado: recepção das 8h30 às 16h30
Fechado: não há dia regular de fechamento informado
Estacionamento: disponível
Reserva: não é exigida para a visita comum ao templo. Eventos e experiências específicas podem ter regras próprias.
Site oficial: Hattasan Soneiji
Informações turísticas: Associação de Turismo de Fukuroi, Hattasan

Templo Kasuisai, sede principal de Akiha — 秋葉総本殿 可睡齋 — Akiha Sōhonden Kasuisai

Kasuisai é outro dos Enshū Sanzan e pode render uma visita bem diferente dependendo da época do ano.

O complexo ocupa uma extensa área e possui dezenas de edifícios e locais de visitação. Também funciona como templo de treinamento da escola budista Sōtō. Além de visitar os edifícios, é possível participar de algumas experiências relacionadas à prática zen.

Entre os principais eventos está o Festival de Bonecas Hina de Kasuisai — 可睡齋ひなまつり — Kasuisai Hina Matsuri. Tradicionalmente realizado no início do ano, utiliza milhares de bonecas hina para compor grandes instalações no templo.

Na primavera, a região ganha flores de peônia. No verão, o templo participa do festival dos sinos de vento. Em 2026, aproximadamente 2 mil sinos coloridos foram instalados no caminho entre o portão e o salão principal.

Kasuisai também oferece experiências como meditação zen — 坐禅 — zazen, estadia em alojamento de templo — 宿坊 — shukubō e refeições da culinária vegetariana budista — 精進料理 — shōjin ryōri.

Atenção: experiências, hospedagem e determinadas refeições precisam ser reservadas. A Associação de Turismo informa, por exemplo, que a refeição shōjin ryōri no almoço é oferecida mediante reserva para grupos a partir de duas pessoas.

Endereço: 2915-1 Kuno, Fukuroi-shi, Shizuoka
Horário informado: 8h às 17h
Fechado: não há dia regular de fechamento informado
Estacionamento: disponível
Reserva: não para a visita comum. Necessária para experiências, hospedagem e atividades específicas.
Site oficial: Kasuisai
Informações turísticas: Associação de Turismo de Fukuroi, Kasuisai

Jardim de Lírios de Kasui — 可睡ゆりの園 — Kasui Yuri no Sono

Ao lado de Kasuisai está uma atração que só pode ser aproveitada durante um período limitado do ano.

O Jardim de Lírios de Kasui ocupa aproximadamente 30 mil tsubo e reúne mais de 150 variedades de lírios. Segundo a Associação de Turismo de Fukuroi, cerca de 2 milhões de flores podem ser vistas durante a temporada.

As flores formam grandes áreas amarelas, rosas, alaranjadas e de outras tonalidades. Há ainda jardim japonês, lago e locais para alimentação.

Em 2026, o período oficial de abertura foi de 23 de maio a 5 de julho, das 9h às 17h. As datas podem mudar a cada ano de acordo com a floração. Portanto, quem pretende visitar em outra temporada deve conferir o calendário antes de sair de casa.

Endereço: 2990-1 Kuno, Fukuroi-shi, Shizuoka
Funcionamento: sazonal
Estacionamento: disponível
Reserva: normalmente não é necessária para visita individual, mas é recomendável consultar as condições divulgadas para cada temporada.
Site: Kasui Yuri no Sono https://www.yurien.jp/

Templo Yusanji — 目の霊山 油山寺 — Me no Reizan Yusanji

Yusanji completa o conjunto Enshū Sanzan e é particularmente interessante para quem procura história, arquitetura e natureza.

Sua origem é associada ao início do século VIII. Uma antiga tradição relata que a imperatriz Kōken teria se recuperado de um problema nos olhos após utilizar água da cachoeira Ruri, localizada no templo. Por essa razão, Yusanji tornou-se conhecido como local de oração relacionado aos olhos e à saúde.

Entre os locais que podem ser vistos estão o portão do templo, a Cachoeira Ruri — るりの滝 — Ruri no Taki, o pagode de três andares — 三重塔 — sanjū no tō e outros edifícios históricos.

A natureza é parte importante do passeio. O caminho pelo bosque ganha tons verdes no verão e é especialmente procurado durante a temporada de folhas de outono.

No período do Festival dos Sinos de Vento dos Três Templos de Enshū, sinos também são colocados em áreas do templo.

Endereço: 1 Muramatsu, Fukuroi-shi, Shizuoka
Horário informado: 7h às 17h
Fechado: não há dia regular de fechamento informado
Estacionamento: disponível
Reserva: não para a visita normal.

Site oficial: Yusanji
Informações turísticas: Associação de Turismo de Fukuroi, Yusanji

Quem quiser uma experiência diferente também pode consultar atividades de treinamento realizadas no templo.

É possível participar de prática sob cachoeira — 滝行 — takigyō, além de atividades como meditação e cópia de sutras. Essas experiências precisam de reserva antecipada diretamente com Yusanji.

Parque Esportivo Ogasayama Ecopa — 小笠山総合運動公園エコパ — Ogasayama Sōgō Undō Kōen Ecopa

Fukuroi também é conhecida pelo Ecopa, um grande complexo de esportes e natureza situado entre Fukuroi e Kakegawa.

O parque ocupa cerca de 269 hectares e inclui o Estádio Shizuoka Ecopa — 静岡スタジアム エコパ — Shizuoka Sutajiamu Ekopa e a Arena Ecopa — エコパアリーナ — Ekopa Arīna.

O estádio tem capacidade para aproximadamente 50 mil pessoas e recebeu partidas da Copa do Mundo FIFA de 2002 e da Copa do Mundo de Rugby de 2019. A arena é utilizada para competições esportivas, shows, exposições e outros grandes eventos.

Mas o Ecopa não precisa ser visitado somente em dia de jogo ou show. Grande parte da área preserva vegetação de Ogasayama e há caminhos que podem ser utilizados para passeios e contato com a natureza.

Endereço: 2300-1 Aino, Fukuroi-shi, Shizuoka
Acesso de trem: aproximadamente 15 minutos a pé da Estação JR Aino
Estacionamento: normalmente aberto gratuitamente das 8h30 às 21h, mas o funcionamento muda em grandes eventos. Em partidas e shows de grande porte, os estacionamentos internos podem não estar disponíveis.
Reserva: não é necessária para simplesmente circular pelas áreas públicas do parque. Instalações esportivas específicas podem exigir reserva e eventos exigem ingresso.

Site oficial: Ecopa
Acesso: Como chegar ao Ecopa

Importante para pessoas com mobilidade reduzida: o site do Ecopa informa atualmente que a esteira rolante e o slope car existentes próximo à entrada de pedestres estão fora de serviço. Há uma rota alternativa sem escadas indicada pelo complexo. Convém conferir a situação antes da visita.

Fukuroi-juku, a hospedaria do meio da Tōkaidō — 東海道どまん中袋井宿 — Tōkaidō Doman'naka Fukuroi-juku

Fukuroi tem uma ligação especial com a antiga estrada Tōkaidō.

Durante o período Edo, a rota que ligava Edo, atual Tóquio, a Kyoto era dividida em 53 estações de hospedagem. Fukuroi-juku ocupava justamente a posição central, sendo a 27ª estação.

A região possuía estabelecimentos onde viajantes, samurais e autoridades se hospedavam ou descansavam. Hoje, quem percorre a área pode encontrar parques e referências à antiga hospedaria, além de trechos ligados ao antigo caminho.

Um bom ponto para começar é a Casa de Chá do Meio da Tōkaidō — 東海道どまん中茶屋 — Tōkaidō Doman'naka Chaya.

O prédio foi inspirado na representação de Fukuroi feita por Utagawa Hiroshige na série das 53 estações da Tōkaidō.

Endereço: 339 Fukuroi, Fukuroi-shi
Horário informado:
de abril a agosto, 9h30 às 15h30
de setembro a março, 10h às 15h
Fechado: segunda e terça-feira, exceto quando forem feriados, além do período de fim e início do ano. Pode haver fechamento por mau tempo ou desastre.
Estacionamento: disponível
Reserva: não é indicada para visita comum.

Informações: Fukuroi-juku e Tōkaidō Doman'naka Chaya

Ruínas do Castelo de Kuno — 久野城址 — Kuno Jōshi

Para quem gosta do período Sengoku, Fukuroi preserva também as ruínas do Castelo de Kuno.

Acredita-se que a fortificação tenha sido construída entre 1492 e 1501, durante o avanço do clã Imagawa sobre a antiga província de Tōtōmi.

Ainda podem ser observados elementos característicos de um castelo de montanha baixa do período Sengoku, incluindo áreas defensivas, fossos e estruturas de terra. Há um caminho de visitação que permite percorrer a área até o antigo honmaru, a parte central do castelo.

Endereço: Washizu, Fukuroi-shi
Estacionamento: disponível
Reserva: não indicada para visita comum
Informações: Ruínas do Castelo de Kuno, Associação de Turismo de Fukuroi

Experiências com chá em Kaori no Oka Chapia — 香りの丘 茶ピア — Kaori no Oka Chapia

Em uma província fortemente ligada à produção de chá, Fukuroi também oferece experiências para conhecer melhor essa cultura.

O espaço Kaori no Oka Chapia, administrado pela JA Enshū Chūō, possui área de venda direta e oferece atividades relacionadas ao chá.

Dependendo da época, podem ser realizadas experiências de colheita das folhas — お茶摘み体験 — ochatsumi taiken, processamento manual — 手もみ体験 — temomi taiken e cerimônia do chá — お茶席体験 — ochaseki taiken.

Atenção: a Associação de Turismo informa atualmente que algumas experiências, entre elas aluguel de roupa de cha-musume, processamento manual e cerimônia do chá, estão suspensas. A disponibilidade deve ser confirmada diretamente com o local.

Endereço: 7157-1 Okazaki, Fukuroi-shi
Horário informado: 9h às 16h30
Fechado: terça-feira
Estacionamento: disponível
Reserva: necessária para experiências disponíveis
Informações: Kaori no Oka Chapia, JA Enshū Chūō

Crown Melon de Shizuoka — 静岡クラウンメロン — Shizuoka Kuraun Meron

Fukuroi também é uma das regiões associadas à produção do conhecido Crown Melon.

O método de cultivo busca produzir apenas um fruto por planta, concentrando nele os nutrientes. O controle de água, fertilização, temperatura e umidade exige técnicas especializadas durante todo o ano.

Quem procura produtos locais pode encontrar melões e produtos derivados em estabelecimentos da região. A unidade da cooperativa responsável pelo Crown Melon fica em Fukuroi.

Endereço: 219 Oyama, Fukuroi-shi
Horário informado pela página turística: 9h às 16h
Fechado: terça, sábado e domingo
Estacionamento: disponível
Informações: Crown Melon

Fazenda de melão Nagura e Fruit Cafe NiJi — 名倉メロン農場 fruit cafe NiJi — Nagura Meron Nōjō Fruit Cafe NiJi

Outra forma de experimentar uma das especialidades de Fukuroi é visitar uma fazenda de melão.

O Fruit Cafe NiJi funciona em uma antiga estufa de cultivo reformada. O cardápio utiliza melões produzidos na própria fazenda e pode incluir melão cortado, parfait, sucos e chiffon cake. Também é possível comprar frutas para presente.

Endereço: 4334 Yamasaki, Fukuroi-shi
Horário informado: 10h às 17h
Funcionamento regular: sábados, domingos e feriados
Durante a semana: atendimento possível mediante reserva, conforme informação da Associação de Turismo
Estacionamento: disponível
Site: Fruit Cafe NiJi

O que comer em Fukuroi

Além do Crown Melon e do yakuyoke dango de Hattasan, Fukuroi preserva um prato associado à antiga hospedaria da Tōkaidō: ovo fofinho de Fukuroi-juku — 袋井宿たまごふわふわ — Fukuroi-juku tamago fuwafuwa.

Trata-se de uma preparação histórica à base de ovo, conhecida pela textura muito leve. Restaurantes da cidade oferecem versões do prato. A própria Associação de Turismo mantém informações sobre estabelecimentos e especialidades gastronômicas locais.

Qual a melhor época para visitar Fukuroi?

Não há uma única época ideal. A cidade muda bastante com as estações.

Na primavera, Hattasan ganha cerejeiras e Kasuisai realiza eventos ligados às flores. Entre o fim de maio e o começo de julho é a época do Jardim de Lírios. No início do verão, os três templos de Enshū realizam o festival de sinos de vento. No outono, Yusanji, Hattasan e outras áreas arborizadas ganham destaque com a mudança de cor das folhas.

Como vários desses eventos são sazonais, as datas devem ser verificadas a cada ano.

Em 2026, por exemplo, o Festival dos Sinos de Vento dos Três Templos de Enshū foi realizado de 23 de maio a 23 de agosto.

Antes de sair de casa

Horários, dias de funcionamento, condições de estacionamento e datas de eventos podem mudar. Isso é especialmente importante no Jardim de Lírios, nas experiências oferecidas pelos templos, no Chapia e no Ecopa em dias de grandes eventos.

Para confirmar informações e também obter mapas e folhetos, o visitante pode procurar o Centro de Informações Turísticas de Fukuroi — 袋井市観光案内所 — Fukuroi-shi Kankō Annaijo, localizado junto à saída norte da Estação JR Fukuroi.

Endereço: 1211-1 Takao, Fukuroi-shi
Horário: 9h30 às 18h
Fechado: somente de 29 de dezembro a 3 de janeiro
Telefone: 0538-43-1006

Site oficial da Associação de Turismo de Fukuroi: Okuyuki Fukuroi, Associação de Turismo de Fukuroi

Foto: Reprodução/Instagram
Jardim de Lírios de Kasui

Composta por uma equipe trilíngue (português, japonês e inglês) com sólida trajetória nos setores privado e governamental do Japão, nossa Redação une domínio tecnológico à paixão genuína pela cultura nipônica, transitando do universo dos mangás às tradições milenares. Mais do que vivência, prezamos pela credibilidade: fugimos do "achismo" e fundamentamos todo o nosso conteúdo em fontes concretas e verificadas, garantindo informação precisa e segura para os nossos leitores.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Redação
Província de Kochi Localizada na costa sul de Shikoku e sua capital é a cidade de Kochi. Até a Re...
Por: Antônio Bordin
Niigata – Um dos lugares que merecem uma visita é a Ilha de Sado, na costa da província de Niiga...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Várias cidades do Japão realizam festivais com destaque para as hortênsias. Alguns de...
Por: Antônio Bordin
Yamanashi – As autoridades da província de Yamanashi instalaram dois novos abrigos de emergência...
Por: Redação
Província de Nara Localizada na região de Kansai, ilha de Honshu. Sua capital é a cidade de Nara....
Por: Redação
Prestes a completar 30 anos de carreira, o cantor, compositor, violonista e percussionistabrasileiro...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram