Albânia lança a primeira ministra criada por IA para combater corrupção

2025/12/12 08:46
Compartilhar:

Albânia – O pequeno país da Península Balcânica tornou-se o primeiro no mundo a ter uma ministra criada por Inteligência Artificial. Seu nome é Diella e ela será responsável por um setor sensível nas administrações públicas, o das licitações.

Diella significa sol no idioma albanês e foi anunciada pelo primeiro ministro Edi Rama há alguns meses, publicou o Politico.

No verão passado, Rama já havia cogitado que o país poderia ter uma Ministra de Estado para Inteligência Artificial e até mesmo um primeiro-ministro de IA. O que poucos sabiam é que esse dia chegaria tão rápido.

Anúncio de Diella

Durante uma assembleia do Partido Socialista em Tirana, capital da Albânia, Rama anunciou quais ministros seriam demitidos e quais permaneceriam para mais um mandato. Foi nesse momento que ele apresentou Diella, a única ministra não humana no governo.

O premiê afirmou na ocasião “Diella é a primeira integrante não presente fisicamente, mas criada virtualmente por inteligência artificial”.

Em seguida, explicou que as decisões sobre licitações seriam retiradas dos ministérios e entregues a Diella, que descreveu como “a serva das compras públicas”.

Nos planos de Rama, o processo será gradual, com ele considerando a Albânia como um país onde as licitações públicas serão “100% incorruptíveis e onde cada fundo público que passa pelo processo de licitação é 100% transparente”.

O primeiro ministro depositou total confiança na ministra de IA ao afirmar “Isso não é ficção científica, mas sim o dever de Diella”.

A ministra virtual foi então apresentada aos cidadãos, já que ela alimenta a plataforma e-Albania, por meio da qual os residentes acessam quase todos os serviços governamentais. O avatar de Diella mostra uma jovem vestida com trajes tradicionais albaneses.

O papel de Diella será avaliar licitações e terá o direito de “contratar talentos do mundo todo”, combatendo “o medo do preconceito e a rigidez da administração”, segundo o governo.

A corrupção é um problema persistente na Albânia, sobretudo na administração pública e no setor de licitações, área onde Diella atuará. O tema é frequentemente destacado pela União Europeia em seus relatórios sobre o Estado de Direito.

Rama conquistou um quarto mandato histórico em maio de 2025 com a promessa de aderir ao bloco europeu até 2030.

Reações pelo mundo

A decisão de lançar Diella como ministra gerou repercussão dentro e fora do país, alimentando debates e também ceticismo.

Críticas surgiram de que a nomeação de uma IA seria “inconstitucional”, enquanto parte da população reagiu com ironia nas redes sociais com comentários como “Até a Diella será corrompida na Albânia” e “Os roubos continuarão e Diella será responsabilizada”.

Outros levantaram preocupações sobre a falta de transparência e responsabilidade no processo de tomada de decisões por uma IA, temendo que isso torne menos claras as ações do governo.

Foto: Reprodução/República da Albânia

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A emissora estatal NHK criou uma equipe composta por advogados e funcionários da área ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ao comprar um "bentô" (marmita) em um supermercado, o cliente normalmente encontra na ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A suspensão do imposto sobre consumo de alimentos e bebidas poderá resultar em uma que...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Depois de procurar um hospital por várias vezes no período de uma semana, uma jovem na...
Por: Antônio Bordin
Austrália – A rede de supermercados Woolworths, na Austrália, precisou conter uma assistente de ...
Por: Silvio Mori
 Com apresentações artísticas o evento contou com exposição de carros e food truck No último ...
Por: Antônio Bordin
Washington/Teerã – Os Estados Unidos e o Irã concordaram com um cessar-fogo de duas semanas. O p...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Capcom está celebrando quatro décadas de trabalho no universo dos jogos eletrônicos...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
Por: Antônio Bordin
Wakayama – Uma dica de passeio para se refrescar neste verão é o rafting. A atividade é realiza...
Por: Antônio Bordin
Hiroshima - As pessoas que planejarem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima no feriado de Obo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Oriental Land Co., operadora do Tokyo Disney Resort, informou que encerrará seu servi...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram