Escândalo em Kanagawa envolve falsificação de multas de trânsito por policiais

Compartilhar:

Yokohama – O Departamento de Polícia da Província de Kanagawa decidiu anular cerca de 2.700 infrações de trânsito pela suspeita de terem sido baseadas em documentos falsificados por agentes. Como consequência, a polícia deverá restituir mais de 30 milhões de ienes em multas já pagas pelos motoristas.

Os casos de fraude emergiram na 2ª Unidade Móvel de Trânsito da Polícia da Província de Kanagawa, envolvendo excesso de velocidade e de não manutenção da distância segura entre veículos. O jornal Yomiuri publicou que os policiais reconheciam a infração sem garantir a distância de acompanhamento exigida e registravam informações falsas nos documentos oficiais.

A polícia então decidiu cancelar as 2.700 multas emitidas por não poderem ser devidamente comprovadas. A medição de velocidade por acompanhamento com viatura ou motocicleta policial segue regras internas rigorosas. Nas vias comuns, a distância entre veículos deve ser de 30 metros por cerca de 100 metros. Já em rodovias expressas, passa a ser de 50 metros por aproximadamente 300 metros, com as viaturas policiais seguindo paralelamente para fazer a medição.

O jornal publicou que os policiais daquela divisão ignoravam os procedimentos, realizando acompanhamentos por distâncias mais curtas, determinando que houve infração. Mas no registro oficial indicavam falsamente que haviam garantido a distância adequada.

Outro ponto foi a falsificação do relatório de verificação no local, documento que importante para a eventualidade de processos criminais. O documento é elaborado após o policial ir até o local e registrar a ocorrência. Mas os envolvidos não procediam assim, produzindo os relatórios com base em mapas da internet, sem verificação real.

A notícia informa que ficou constatado que o pelotão inteiro tolerava e acompanhava a prática, incorporando a falsificação à rotina de trabalho.

O total de 2.700 multas foi anulado em Kanagawa, enquanto ocorreram episódios semelhantes em outras províncias como Hokkaido (47) e Okinawa (269). As consequências para os motoristas vão além do prejuízo financeiro de arcar com o pagamento de multas irregulares. Pode haver casos dos que tenham perdido o status de motorista exemplar, por serem portadores de habilitação dourada, ou então sofrido um aumento no valor do seguro, recebido suspensão ou cassação da habilitação ou até perdido o emprego.

O policial Makoto Sato, da Polícia Metropolitana de Tóquio, estima que as infrações leves possam gerar indenizações de 50 mil ienes a 200 mil ienes. Os casos de suspensão da habilitação podem gerar pedidos de 300 mil ienes a 1,5 milhão de ienes; e os que perderam a habilitação poderão pedir entre 3 milhões e 10 milhões de ienes de indenização. Caso os motoristas profissionais entrem com ações judiciais, o total pode chegar a bilhões de ienes.

A investigação começou após denúncia feita em 2024 por um motorista autuado por não manter distância segura. A polícia de Kanagawa já carrega um histórico negativo de encobrimento de uso de drogas por policiais em 1999, desvio de verbas públicas entre 2003 e 2008, crimes sexuais cometidos por agentes, além de negligência em investigações de assassinatos por perseguição e fabricação de provas em outros casos.

Em 2024 e 2025, o número de policiais punidos disciplinarmente continuou alto, indicando falhas na capacidade de autocorreção da instituição.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa feita pela Rize Clinic com pessoas de 20 a 40 anos de idade revelou que 25%...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – No dia 26 de abril será realizada a nona edição do Evento Beneficente de Airsoft de ...
Por: Eligiane Fukuda
Imagine um dia em que você se sente verdadeiramente equilibrado e no controle.  Você acorda s...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Japão intensificou nos últimos anos a adoção de áreas com limite de velocidade de 3...
Por: Redação
Vamos te ensinar os tipos (formas) do sushi para te ajudar a não errar mais o pedido do delivery. O...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Instagram no Japão introduzirá este ano um recurso que notificará os pais quando se...
Por: Antônio Bordin
Washington/Brasília – Os Estados Unidos avaliam classificar como organizações terroristas trans...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Nissan Motor Co. lançará o novo modelo elétrico Leaf nesta semana. A empresa espera...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
Por: Antônio Bordin
Nagano – O Vale de Kiso no sul de Nagano é uma região que mistura belezas naturais com história...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um bom passeio nesta época do ano são os parques que ficam repletos de flores. Embora ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – O governo de Shizuoka planeja abrir a trilha Subashiri no dia 1º de julho, mesma data ...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Um dos festivais mais curiosos do Japão é o Festival Hounen, realizado no dia 15 de mar...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram