Japão permitirá restrições locais contra hospedagens de curta duração

2026/06/22 11:08
Compartilhar:

Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem regras locais capazes de proibir hospedagens privadas de curta duração em determinadas áreas. A medida ainda não representa uma proibição nacional automática, pois dependerá da revisão das leis locais de cada município. A agência pretende enviar ainda neste mês uma notificação técnica aos governos locais para orientar a aplicação das novas regras.

A decisão tem como base o aumento das reclamações de moradores sobre hospedagens privadas, como barulho, descarte irregular de lixo e outras situações que afetam bairros residenciais. A mudança pode abrir espaço para regras mais rigorosas sobre hospedagens de curta duração, chamadas de minpaku, noticiou o Asahi.

A Agência de Turismo passou a aceitar a possibilidade de municípios criarem áreas onde o minpaku fique praticamente proibido, inclusive com limite de “zero dia” de funcionamento. A medida foi apresentada pelo comissário da Agência de Turismo, Shigeki Murata, em entrevista coletiva realizada em 17 de junho.

A mudança deve valer principalmente para áreas residenciais tranquilas, regiões próximas a escolas e locais onde houver risco de prejuízo ao ambiente de moradia ou de educação. A notificação também deve permitir que municípios exijam medidas como medidores de ruído e câmeras de monitoramento dos operadores de minpaku.

No Japão, a Lei de Negócios de Hospedagem Privada entrou em vigor em 2018 para estabelecer regras sobre esse tipo de hospedagem. A legislação permite a operação mediante notificação e limita o funcionamento a até 180 dias por ano, inclusive em áreas residenciais onde hotéis e pousadas convencionais não podem operar.

Tóquio e Kyoto já haviam adotado leis locais que impõem limites ao número de dias em que um imóvel pode ser alugado, de acordo com a região onde estiver.

Karuizawa, na província de Nagano, já mantém uma diretriz de não permitir a instalação de hospedagens privadas em todo o município. Em outubro, o prefeito Michio Tsuchiya afirmou que o objetivo final era proibir as operações de minpaku em toda a cidade.

Diante desses desdobramentos, a Agência de Turismo decidiu reverter sua posição anterior de que limites de zero dia eram inadequados e permitir que municípios designem áreas onde as hospedagens privadas fiquem efetivamente proibidas.

No comunicado a ser enviado aos governos locais, a Agência de Turismo deverá informar que o limite de zero dia poderá ser introduzido em casos em que houver risco de perturbação de ambientes tranquilos dentro e ao redor de áreas residenciais.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira (27) que vai dobrar para 10 anos o perío...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Patrick Kenzo Ishiba, de apenas 22 anos, deu um grande passo em sua caminhada para se torna...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Serviços de Imigração do Japão informou em seu site que os estrangeiros ...
Por: Antônio Bordin
Narita – Sabe quando os itens da viagem vão se acumulando e fica difícil fechar a mala na hora d...
Por: Redação
O Grupo Mulheres do Brasil Nagoya - Núcleo Nagoya convida para um Workshop on-line sobre Declaraç...
Por: Antônio Bordin
Itália – Muita gente trata os animais de estimação como membros da família. Mas um homem na re...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa sobre o compartilhamento de tarefas domésticas entre casais mostrou que ai...
Por: Antônio Bordin
Mie – O pão é um alimento essencial na dieta diária de muitas pessoas. Mas, nas mãos de Gilmar...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram