Censo Populacional no Japão poderá ser respondido pela internet ou por correio

Tóquio – O governo do Japão realizará o Censo Populacional neste ano de 2025. E atenção para os períodos de envio do formulário, que diferem para quem o fizer pela internet ou pelo correio.
A medida é destinada a todas as pessoas que moram no país há mais de 3 meses ou que venham a residir por pelo menos 3 meses, independentemente de sua nacionalidade.
Os residentes são obrigados a responder ao censo, segundo o governo.
De acordo com o Departamento de Estatística do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, as informações a serem fornecidas no censo serão usadas apenas para a criação de estatísticas e não para outros fins, como investigações policiais ou controle de imigração.
Nas orientações publicadas pelo governo em seu site, deverão preencher o formulário do Censo as pessoas que se enquadrarem nas situações abaixo:
• Quando não houver ninguém em sua casa que mora no Japão há mais de três meses ou que venha morar no Japão por pelo menos três meses.
• Quando tiver outra pessoa morando em sua casa cujo meio de subsistência seja diferente do seu.
• Quando tiver outra pessoa morando em um cômodo à parte, dentro da sua casa.
Responder via internet

Quem for responder ao censo via internet deverá fazê-lo entre este sábado (20 de setembro) e 8 de outubro.
Para isso, deve verificar se recebeu em sua casa o envelope enviado pelo governo com os papéis relativos ao censo e, em seguida, acessar o site, seguindo as instruções.
Segundo o governo, para efetuar o login é preciso fazer a leitura do Código QR impresso no canto inferior direito do “Formulário de Solicitação de Resposta pela Internet”, que vem no envelope enviado para a residência de cada morador no país.
O envelope chegará contendo documentos relativos ao censo populacional e o formulário de solicitação de resposta pela internet.
Logo que acessar o Censo Populacional pelo Código QR, a pessoa deve selecionar o idioma de sua preferência na opção “Language”, situada no canto superior direito. Os idiomas disponíveis são português, japonês, inglês, chinês (simplificado/tradicional), coreano, vietnamita e espanhol.
Caso não consiga efetuar a leitura do Código QR pelo computador ou outro dispositivo, basta clicar em “Começar a responder” abaixo.
O “ID de login” e a “Chave de acesso” impressos no “Formulário de Solicitação de Resposta pela Internet” são necessários para efetuar o login.
O governo garante que as informações a serem passadas pelos residentes via internet estão protegidas por medidas de segurança rigorosas.
Se depois de responder houver alguma alteração até o dia 1º de outubro (quarta-feira) no conteúdo das respostas, como nascimento ou mudança dos membros da família, bastará efetuar o login novamente e fazer a atualização. Para fazer login novamente, será necessário o “ID de login” e a “Senha” que definiu.
Obviamente, as famílias que optarem por responder ao censo pela internet não precisam enviar o questionário impresso pelo correio. Bastará descartar o questionário para que não seja usado para outros fins, sem preencher nenhum dos campos.
Responder ao questionário impresso

Quem não puder responder ao censo pela internet deverá fazê-lo pelo questionário impresso, mas no período de 1º de outubro (quarta-feira) até 8 de outubro (quarta-feira).
Para preencher o formulário impresso, basta consultar o “Questionário bilíngue” e o “Guia bilíngue”.
A orientação do governo é que a pessoa deve dobrar o questionário preenchido em três partes, colocá-lo no “Envelope para enviar pelo Correio”, e postá-lo em uma caixa de correio até 8 de outubro. Não precisa selar.
Caso a pessoa tenha dificuldade para enviar o questionário pelos Correios, deve entrar em contato com a Central de Contato do Censo Populacional para que um recenseador possa buscá-lo.
Segundo as autoridades, o formulário impresso comporta informações de até quatro pessoas. Se houver mais de cinco pessoas para preencher o questionário, serão distribuídos formulários adicionais, depois de entrar em contato com a Central de Contato do Censo Populacional.
Se a pessoa não responder até 8 de outubro, um recenseador visitará a sua casa para lembrá-la. Ou, caso tenha dúvida sobre o preenchimento, deve entrar em contato com a Central de Contato do Censo Populacional.
Foto: Banco de Imagem
Serviço
Central de Contato do Censo Populacional
Navidial: 0570-02-5901
Para telefones IP e celulares pré-pagos: 03-6628-2258
Período de atendimento: até 7 de novembro (sexta-feira).
Horário de atendimento: das 9h às 21h.
• Embora o(a) atendente fale em japonês, é possível fazer uma chamada a três, por meio de um intérprete.
• O serviço é gratuito, mas a chamada telefônica será cobrada.
Informações: https://www.kokusei2025.go.jp/about/pt/ (em português)
































