3I/Atlas continua surpreendendo os astrônomos a cada nova descoberta

2025/09/01 06:59
Compartilhar:

Estados Unidos – O objeto astronômico 3I/Atlas continua deixando os cientistas de cabelos em pé. A cada análise, o mistério sobre a sua origem só aumenta. Agora foi detectada a presença de níquel, que desafia o que a astronomia considera normal para um cometa.

Os novos dados chegaram após observações feitas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), da Nasa.

O 3I/Atlas tem esse nome porque é o terceiro corpo celeste interestelar a entrar no sistema solar; o “I” vem justamente de interestelar; e Atlas é o nome do sistema de telescópios que o descobriu.

Segundo os cientistas, quando um cometa se aproxima do Sol, seu núcleo gelado aquece e libera gases. Essa desgaseificação é responsável pela formação da cauda e do halo de poeira e gás, chamado de coma, o que é comum em cometas.

Os astrônomos disseram que o 3I/Atlas agora desenvolve uma cauda, o que indicaria ser um cometa. Mas outros canais de astronomia, como o Galeria do Meteorito, têm questionado o fato, dizendo que a formação da pequena cauda é composta por poeira, e não por gelo, o que seria comum em um cometa.

O que foi detectado no 3I/Atlas pelo James Webb foram dióxido de carbono (CO₂), monóxido de carbono, vapor d’água, gelo e até um gás raro chamado sulfeto de carbonila. O que chamou a atenção foi a proporção maior de CO₂, algo raro em cometas.

Agora, o Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, detectou a presença de níquel neutro, sem sinais de ferro — uma configuração ainda mais inesperada e sem explicação.

Isso porque esses dois metais, níquel e ferro, geralmente aparecem juntos em cometas. A descoberta sugere um processo químico jamais visto antes em corpos celestes.

De acordo com os dados do VLT, o objeto celeste libera cerca de 5 gramas de níquel e 20 gramas de cianeto por segundo. Esses índices tendem a crescer à medida que ele se aproxima do Sol, tornando-o ainda mais ativo.

Os astrônomos do VLT-ESO acreditam que as características observadas até agora no 3I/Atlas são fruto de sua longa jornada pelo espaço, diferente de tudo o que já apareceu no sistema solar.

Já Avi Loeb, da Universidade de Harvard, apresenta hipóteses mais ousadas, como a de se tratar de uma tecnologia alienígena.

Loeb escreveu em seu blog sobre o 3I/Atlas que "a formação química ocorre através do canal de carbonila de níquel, um processo extremamente raro em cometas, mas uma técnica padrão no refino industrial de níquel”, querendo dizer que o objeto pode ser artificial.

O 3I/Atlas continuará visível até setembro e, após “desaparecer por um tempo ao se aproximar do Sol, reaparecerá no fim de novembro ou início de dezembro”.

Foto: Reprodução/James Webb

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Turistas estrangeiros poderão pagar ingressos mais caros do que os japoneses ao visitar...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Quem tem carro precisa sempre acordar mais cedo no inverno para tirar a neve acumulada e...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Quando ocorrem terremotos ou tsunamis no Japão, equipes de trabalhadores entram em aç...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O equinócio vernal, que marca o início da primavera, será no dia 20 de março. No Jap...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A ocorrência do terremoto e tsunami em março de 2011 forçou o Japão a buscar várias...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O avanço da inteligência artificial (IA) é cada vez maior, e pesquisadores no Japão j...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um painel de especialistas recomendou ao governo do Japão que estrangeiros que desejem ...
Por: Redação
O Summer Fest World Wide Festival deste ano está marcado para os dias 31 de agosto e 1 de setembro,...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram