Berço da Cegonha em hospital do Japão acolhe 200 bebês em 19 anos

Compartilhar:

Kumamoto – O Hospital Jikei, de Kumamoto, já acolheu 200 crianças em 19 anos desde que abriu um espaço para mães que não conseguem criar os seus bebês recém-nascidos. O serviço chamado Berço da Cegonha (kounotori no yurikago), acolhe as crianças de forma anônima desde 2007.

Recentemente, o hospital divulgou uma estatística do que o serviço realizou até agora. Entre as 200 crianças deixadas no local, os recém-nascidos com menos de 1 mês de vida representaram 80% do total, num total de 167. E também não foram detectados sinais de que as crianças tenham sofrido algum tipo de abuso físico, publicou a RKK Kumamoto Broadcasting.

No período de 2007 a 2025, foram deixadas 103 meninas e 97 meninos no serviço de acolhimento do hospital. A maior parte, ou 150, chegou em boas condições de saúde, enquanto 50 necessitaram de atendimento médico.

Em 30% dos 200 casos, o local de residência dos pais ou responsáveis é desconhecido. O hospital de Kumamoto fez o registro familiar de 68 crianças.

Entre aquelas cuja localização dos pais foi possível, a maior parte era de Kyushu, fora de Kumamoto, que são a maioria. Mas havia também pais de Kanto, Chubu e Kinki. E poucos casos de Tohoku, Hokkaido e até do exterior.

Até agora, apenas 17 crianças, ou menos de 10% do total, foram levadas de volta pelos pais ou responsáveis.

Em mais da metade dos casos o parto ocorreu na residência das mães, com 104 casos. Os demais foram em instituições médicas ou até em veículos.

A idade das mães também é bastante variada: 21 (adolescentes), 76 (na faixa dos 20 anos), 42 (com cerca de 30 anos) e 11 (40 anos). Não se sabe a idade de outras 50.

A maior parte das pessoas que deixaram as crianças no hospital foram mães, ou 149, seguidas por 37 pais, 19 avós, 33 incluindo outras pessoas e 35 cuja ligação ou parentesco com as crianças é desconhecida.

A dificuldade financeira para criar os filhos foi o motivo mais frequente apontado pelas mães, pais ou responsáveis, com 67 casos. Mas foram citados outras razões, como gravidez fora do casamento (46), reputação social ou registro familiar (40), relação extraconjugal (20) e oposição da família (19).

O diretor do Hospital Jikei, Takeshi Hasuda, em vez de críticas, pede compreensão e apoio para com as pessoas que deixam seus filhos no Berço da Cegonha.

Foto: Reprodução

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Japão - A reforma do Código Civil marca uma mudança histórica ao substituir o modelo de custódi...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Duas pesquisas sobre matrimônio, realizadas no Japão, revelaram uma disparidade signific...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão cancelou o projeto “JICA África Cidade Natal”, lançado em parceria com qu...
Por: Redação
HAMAMATSU, Japão (maio 2025) — O Hamamatsu Matsuri encerrou sua edição de 2025 registrando ...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O ex-cofundador do Twitter, Jack Dorsey, lançou a versão beta do aplicativo de ...
Por: Antônio Bordin
Portugal – O jornalista português Sérgio Tavares realizou a estreia mundial do documentário “...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – A Nintendo anunciou que inaugurará sua quarta loja no Japão no dia 14 de novembro, loc...
Por: Antônio Bordin
Iwate – Um forte terremoto de magnitude 6,7 atingiu a costa da província de Iwate por volta das 1...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram