Japão recebe 31 milhões de turistas e enfrenta impacto do excesso de visitantes

Compartilhar:

Tóquio – O Japão recebeu o recorde de 31,65 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A alta é impulsionada pelo iene desvalorizado frente ao dólar, fator que torna o país mais acessível para viajantes estrangeiros. No entanto, o governo japonês ainda enfrenta dificuldades para lidar com o turismo excessivo em algumas regiões.

O dado divulgado pela Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO) mostra que o número total de visitantes já ultrapassou os 30 milhões em um único ano. As autoridades esperam que, até o final de 2025, o país supere o recorde histórico de 36,87 milhões de turistas registrado em 2024, podendo alcançar a marca de 40 milhões se o ritmo atual for mantido, segundo a agência Kyodo.

Outro indicador relevante para a economia local é o gasto médio total dos turistas estrangeiros em hospedagem, compras e consumo de outros serviços nos primeiros nove meses do ano, que somou 6,9 trilhões de ienes (US$ 45,5 bilhões), o maior valor já registrado.

O maior grupo de visitantes é o dos chineses, com 7,49 milhões de pessoas, um crescimento de 42,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em seguida estão os sul-coreanos, com 6,79 milhões (alta de 5%), e os taiwaneses, com 5,04 milhões (alta de 9,8%), segundo dados da JNTO.

Setembro se destacou com aumento de 13,7% no total de visitantes em comparação ao mesmo mês do ano passado, chegando a 3,27 milhões de turistas. Foi a primeira vez que o país ultrapassou a marca de 3 milhões de visitantes em setembro. Pelo menos 65% dos turistas vieram de outros países do Leste Asiático.

Embora o crescimento mensal tenha caído para um dígito no início do ano, em meio a rumores sobre possíveis desastres naturais no verão japonês, a tendência se recuperou para dois dígitos em agosto e setembro.

O gasto médio por visitante no último trimestre foi de 219.428 ienes, leve queda de 0,2% em relação ao mesmo período de 2024. Os turistas alemães lideraram os gastos, com média de 435.512 ienes, seguidos pelos britânicos (360.054 ienes) e espanhóis (354.793 ienes).

A meta do Japão, segundo a JNTO, é atrair 60 milhões de visitantes estrangeiros e alcançar 15 trilhões de ienes em gastos até 2030. Entretanto, moradores de destinos turísticos reclamam do comportamento de alguns visitantes, mencionando barulho, aglomeração e lixo em locais públicos.

Há casos de turistas que entram em residências particulares acreditando que fazem parte de áreas abertas ao público. Uma pesquisa da One Inc., realizada em julho com mil japoneses, revelou que 62% são contrários ao aumento do número de turistas estrangeiros, citando principalmente preocupações com comportamento e segurança.

Para mitigar esses problemas, governos locais têm instalado placas informativas com orientações sobre boas práticas para visitantes estrangeiros.

O professor Yoshihiro Sataki, da Universidade Internacional Josai, destaca que é essencial comunicar de forma clara a cultura e as regras do Japão para que os visitantes possam compreendê-las melhor.
Segundo ele, “o turismo sustentável só pode ser alcançado quando turistas e moradores locais estão igualmente satisfeitos”.

Foto: Canva

Matérias relacionadas

Por: Silvio Mori
O craque Zico, inaugurou no Japão, mais uma escola de futebol da sua rede, a Zico 10.  A solen...
Por: Portal Japão
Quando se fala do Japão contemporâneo é praticamente inevitável não perceber a marcante influê...
Por: Redação
Na tarde de quinta, 8 de agosto, às 16h43 (horário local), um poderoso terremoto de magnitude 7.1 ...
Por: Raphaela Kubo
Shizuoka – A terceira edição da Feira do Micro e Pequeno Empreendedor Brasileiro no Japão (MIPE...
Por: Antônio Bordin
Coreia do Sul – Na Coreia do Sul existe um esporte no qual vence quem não fizer absolutamente nad...
Por: Redação
Silvio Mori é um jornalista que tem feito a diferença na vida dos brasileiros que vivem no Japão....
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Dados do Ministério da Educação do Japão mostram que mais de 1.000 crianças estrang...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Os fãs do mestre do mangá Osamu Tezuka (1928-1989) têm até o dia 24 de novembro para...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Mie – Os brasileiros que gostam de pescar em rios, no mar ou em outros locais agora têm uma opç...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um destino turístico que incorpora profundamente a cultura “kawaii” é o Museu Unko...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A operadora da linha Yamanote, em Tóquio, celebra o centenário da conclusão do circui...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão recebeu 20 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, re...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão recebeu o recorde de 31,65 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e se...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O "Festival das Folhas Amarelas e Vermelhas" e o "Passeio Noturno de Outono" serão real...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – Embora o Japão seja um dos destinos preferidos de visitantes estrangeiros, algumas locali...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As habilidades de artes marciais e guerrilha dos ninjas sempre fascinaram o imaginário ...
Todos os direitos reservados © 2023 Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram