Trabalho paralelo cresce entre jovens japoneses como estratégia de carreira

2026/04/24 09:38
Compartilhar:

Tóquio – Uma pesquisa revelou que 1.500 empresas japonesas, ou 64,3%, permitem que seus funcionários tenham trabalhos paralelos, ou seja, uma segunda atividade profissional além do emprego principal. Ao mesmo tempo, mostrou que 11% de cerca de 38 mil trabalhadores afirmaram ter esse tipo de ocupação. Os índices são os mais altos registrados nesse tipo de levantamento desde 2018.

A pesquisa foi conduzida pela Persol Research and Consulting Co. em agosto de 2025 e mostrou que a taxa entre homens na faixa dos 20 anos que têm trabalho paralelo mais que dobrou, passando de 8,8% em 2023 para 20,2% em 2025, noticiou a mídia local.

O levantamento trata especificamente do chamado fukugyo (副業), que se refere a uma atividade profissional paralela exercida por quem já possui um emprego fixo. Esse tipo de trabalho é buscado para ganhar experiência, obter renda extra ou desenvolver habilidades. Não se trata de arubaito, termo usado no Japão para empregos de meio período, geralmente mais simples e sem relação direta com a carreira principal.

A Persol Research informou que o principal motivo para buscar um trabalho paralelo ainda é obter renda extra, mas essa opção caiu de 81,9% para 62,6% nas pesquisas mais recentes. Entre outros motivos citados estão o desenvolvimento de interesses pessoais (47,8%) e o teste de habilidades (38%).

Para a equipe da Persol, os dados indicam uma tendência crescente de as pessoas não dependerem exclusivamente de um único emprego para o desenvolvimento de suas carreiras.

Na empresa de cosméticos e alimentos saudáveis Fancl Corp., de Yokohama (Kanagawa), por exemplo, cerca de 40 funcionários têm trabalhos paralelos. A empresa limita essas atividades a 30 horas mensais para evitar sobrecarga e exige a apresentação de cronogramas para monitoramento.

A pesquisa da Persol também mostra que a era do emprego vitalício chegou ao fim. Os trabalhadores mais jovens preferem construir carreiras de forma sólida e, para isso, recorrem a trabalhos paralelos. Tanto que outra pesquisa, realizada pela empresa de recrutamento En, entre abril de 2025 e março de 2026, com cerca de 1.000 pessoas na faixa dos 20 aos 30 anos, apontou que 93% consideram mudar de emprego quando não veem perspectivas de crescimento profissional.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Iwate – A Agência Meteorológica do Japão suspendeu todos os alertas e avisos de tsunamis após ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio — O cultivo vertical de plantas ganhou um novo capítulo com a inauguração de uma instal...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Novos trens expressos ligarão o aeroporto de Narita, nos arredores de Tóquio, à torre...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O distrito de Meguro, em Tóquio, começou a operar em abril de 2026 um banheiro públic...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Algumas cidades japonesas estão removendo estátuas nuas de parques e outros locais pú...
Por: Redação
No período de novembro ao início de dezembro as árvores se tingem de vermelho avisando a chegada ...
Por: Silvio Mori
Um terremoto de magnitude 5. 0  atingiu nesta quarta-feia (9) província de Ibaraki, no leste do Ja...
Por: Silvio Mori
Kanagawa— Os brasileiros Mario Koba e Sergio Teruya se destacaram no Go Go Hai 2025, um dos concur...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram