Vale de Kiso em Nagano preserva história e belezas naturais do Japão

Nagano – O Vale de Kiso no sul de Nagano é uma região que mistura belezas naturais com história. A área é marcada por montanhas, florestas, fontes termais, trilhas para caminhadas, e também por cidades pitorescas ao longo da histórica rota Nakasendo.
O destino é de fácil acesso, a apenas 1,5 hora de Nagoya de trem, ou a 3,5 horas de Tóquio até a estação JR Kiso-Fukushima, de acordo com o Visit Kiso.
Depois de um inverno rigoroso, na primavera a neve se transforma em cachoeiras e rios. Mas devido à altitude de Kiso, a floração das cerejeiras ocorre um pouco mais tarde do que em outras localidades do Japão, por volta de meados até o final de abril.
Com os termômetros marcando cerca de 20°C, o Vale de Kiso convida os visitantes a conhecê-lo a pé, em trilhas ou de bicicleta. A antiga rota Nakasendo, que ligava Kyoto a Tóquio, passa por aquela região.
A via da era Edo tem 540 quilômetros de extensão, ligando 69 cidades que funcionavam como estações de parada e descanso dos viajantes.
Vale a pena explorar o distrito de Kiso, que abriga onze destas cidades históricas e quatro postos de controle da antiga Nakasendo. Como recebiam grande número de viajantes, estas cidades prosperaram rapidamente e se tornaram importantes pontos comerciais.
Mesmo com a modernização do Japão e a redução do tráfego na região, Kiso conseguiu preservar com sucesso a estética do período Edo. As ruas estreitas e as fachadas históricas das edificações permanecem como um retrato do passado do Japão. Mas vale a pena fazer paradas em restaurantes ou se ajeitar em pousadas tradicionais.
Uma das cidades-estação da Nakasendo é Kiso-Fukushima. Ela prosperou como centro político e econômico no Vale de Kiso. Seus edifícios no estilo Edo estão espalhados pela cidade e o posto de controle, restaurado, hoje abriga artefatos da era Edo, como documentos, mapas e armas.
O trecho entre Magome e Tsumago é bem preservado, é bem sinalizado também em inglês e de dificuldade moderada. O percurso que chega a 8 km pode ser feito em três horas em ritmo tranquilo, atravessando áreas rurais, casas e campos.
Outro ponto, entre Yabuhara e Narai, exigia mais dos viajantes, forçando-os a parar para descansar. Essas paradas trouxeram movimento para Narai, que se tornou uma das cidades mais prósperas do Vale de Kiso, sendo chamada de “Narai das Mil Casas”, em razão do grande número de hospedagens. O trecho tem 8,5 km e pode ser concluído em 2,5 horas.
Outra atração local é a Floresta de Akasawa, com seus mais de 700 hectares nas montanhas a sudoeste de Agematsu. Ela é valorizada desde a era Edo, quando o clã Owari impôs restrições ao uso da madeira de ciprestes hinoki. E a região abriga também o famoso Monte Ontake, segundo maior vulcão do Japão, e que também atrai a atenção de visitantes.
Foto: Alpsdake/Via Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0).





































