O macarrão da virada no Japão: Toshi Koshi Soba

2021/12/21 15:00
Compartilhar:

Toshi Koshi em japonês significa Atravessar o Ano, então para simbolizar o desejo de boa sorte para o próximo ano, os japoneses escolheram seu tradicional macarrão: soba, que representa o longo ano a ser enfrentado e que possam ser tão resilientes as diversidades quanto o ingrediente, o trigo sarraceno, que sobrevive mesmo em condições severas.

O soba (そば) é um tipo de massa muito popular feito a partir de trigo sarraceno e possui uma tonalidade mais escura e acinzentada, que deriva da casca do cereal.

Diz-se que o soba é originário da China e foi introduzido na gastronomia japonesa ainda no final do período Jomon (10.000 a.C. - 300 a.C.). Quanto ao cultivo do trigo sarraceno e produção de sua farinha, existem registros que datam do período Nara (710 d.C. – 794 d.C.).

Como é Servido

O Toshi Koshi Soba pode ser preparado de várias maneiras, dependendo da região e do gosto pessoal. Algumas versões são servidas quentes em um caldo à base de shoyu e dashi (caldo japonês), enquanto outras preferem o soba frio com molhos específicos. Em muitas famílias, adicionam-se ingredientes como tempura, kamaboko (massa de peixe), algas: nori, ou até mesmo vegetais e cogumelos, cada um com seu próprio simbolismo.

Regras e Superstições

Algumas famílias acreditam que o Toshi Koshi Soba deve ser consumido integralmente no dia 31, antes da meia-noite. Deixar soba no prato pode ser considerado azar, pois significaria que você está deixando para trás a sorte e a prosperidade.

O Toshi Koshi Soba é mais do que um prato tradicional; é um momento de introspecção e conexão com os valores familiares, além de uma forma de desejar que o próximo ano seja repleto de saúde, felicidade e realizações. Essa tradição simples e significativa é um exemplo de como a culinária japonesa reflete a espiritualidade e os laços culturais de seu povo.

Composta por uma equipe trilíngue (português, japonês e inglês) com sólida trajetória nos setores privado e governamental do Japão, nossa Redação une domínio tecnológico à paixão genuína pela cultura nipônica, transitando do universo dos mangás às tradições milenares. Mais do que vivência, prezamos pela credibilidade: fugimos do "achismo" e fundamentamos todo o nosso conteúdo em fontes concretas e verificadas, garantindo informação precisa e segura para os nossos leitores.

Matérias relacionadas

Por: Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma importante visita oficial ao Japão entre os ...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O filme “Citizen Vigilante” vem causando polêmica na internet e chegou a ser...
Por: Redação
Tóquio – Considerando todo este clima elaborado pelo governo japonês em torno de estrangeiros re...
Por: Redação
Os esforços de resgate continuam na província de Ishikawa, principal área atingia pelo terremoto ...
Por: Redação
Tóquio – Os turistas estrangeiros que visitam o Japão continuam movimentando grandes quantias no...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A chuva de meteoros Perseidas poderá ser observada no Japão na segunda semana de agost...
Por: Redação
Kanji do Dia : Bou, Aba(reru) - Selvagem, Grosseiro ARAI - 暴い - rude, grosseiro KYOUBOU - 凶暴...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O ex-diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram