Japão registra menos de 6 horas de sono por noite em ranking de 2026

2026/03/06 10:47
Compartilhar:

Tóquio – O Japão é um dos países onde as pessoas dormem cada vez menos. O ranking Tempo médio de sono por país em 2026, publicado pela World Population Review, mostra o país no extremo inferior da lista, apontando que as pessoas têm 352 minutos de sono na cama por noite, o que corresponde a pouco menos de 6 horas.

Esse ranking mostra as diferenças claras entre os países no número de horas que seus habitantes passam na cama por noite. Os países onde as pessoas têm médias acima de 7 horas e 20 minutos de sono estão no topo da lista, enquanto as nações do Leste Asiático aparecem no fim do ranking, com as médias mais baixas. A World Population Review elabora a lista com base em minutos médios que as pessoas passam deitadas, refletindo hábitos culturais, rotinas de trabalho e estilo de vida.

Os países onde o sono é mais bem aproveitado são a Nova Zelândia, Holanda e Finlândia. Lá a média é de 447 a 443 minutos na cama, o que equivale a 7 horas e 20 minutos por noite. Outros países que registram as maiores médias são Reino Unido, Austrália, Bélgica, Irlanda e Suécia. O ranking indica que em grande parte da Europa e Oceania os hábitos de descanso tendem a priorizar um número maior de horas de sono.

Países que ocupam uma posição intermediária são os Estados Unidos, Canadá, Noruega e Alemanha, com médias acima de 7 horas por noite. O Brasil está nesta faixa, com sua população dormindo cerca de 400 minutos por noite, o que equivale a 6 horas e 40 minutos.

As nações onde a média de sono é baixíssima são as do Leste Asiático e do Oriente Médio, como Malásia, Qatar, Indonésia, Taiwan, Kuwait, Filipinas, Coreia do Sul e Arábia Saudita, onde as pessoas dormem cerca de 6 horas ou menos. A posição do Japão, com as pessoas dormindo menos de 6 horas, é um reflexo das conhecidas longas jornadas de trabalho e fortes pressões sociais que podem reduzir o tempo dedicado ao descanso.

Problema de dormir pouco

Especialistas em sono recomendam em geral entre 7 e 9 horas de descanso por noite para a maioria dos adultos, e médias inferiores a isso podem estar associadas a fadiga, menor desempenho cognitivo e risco aumentado de problemas de saúde a longo prazo. A posição do Japão no fim do ranking mostra que o país tem questões culturais e sociais relacionadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OAB) de 2021 mostravam que o tempo médio de sono no Japão era de 7 horas e 22 minutos, o mais baixo entre os 33 países membros.

A importância do sono

Durante o sono o corpo recupera suas energias, otimiza o metabolismo e regulariza a função de hormônios fundamentais para o funcionamento do corpo, como é o caso do hormônio do crescimento, segundo o Tua Saúde.

Tem outros benefícios: durante o sono ocorre a consolidação da memória, permitindo um melhor aprendizado e desempenho na escola e no trabalho; e os tecidos do corpo são reparados, facilitando a cicatrização de feridas, a recuperação dos músculos e o fortalecimento do sistema imune.

Uma boa noite de sono previne doenças graves, como ansiedade, depressão, Alzheimer e o envelhecimento precoce. Mas para conseguir um sono regular é preciso adotar alguns hábitos, como dormir sempre no mesmo horário, evitar deixar a TV ligada e manter um ambiente escuro.

Você acredita que esteja dormindo tempo suficiente para o corpo recuperar as energias?

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Evento promove o maior encontro de negócios, cultura e inovação multicultural no Japão Hamamatsu...
Por: Redação
São Paulo – A exposição Memória Viva - Brasileiros no Japão estará aberta em Curitiba, no Pa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A andropausa é a queda gradual da produção de testosterona nos homens, provocando sin...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O tradicional evento de contagem regressiva para o Ano Novo diante da estação de trem ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa feita pela Rize Clinic com pessoas de 20 a 40 anos de idade revelou que 25%...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No atendimento jurídico gratuito oferecido pelos consulados do Brasil em Tóquio, Nagoy...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Sony Interactive Entertainment anunciou que deixará de fabricar discos físicos para ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo japonês e organizações privadas fazem, com frequência, estimativas sobre a...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram