Ani, a nova companheira virtual da IA Grok, divide opiniões

Tóquio– O bilionário Elon Musk lançou recentemente Ani, uma companheira virtual em estilo animê, criada pela xAI dentro do chatbot Grok. Ela aparece como uma jovem de 22 anos, loira, usando um corset preto e meias altas. Ani expressa emoções e reage em tempo real por meio de um avatar 3D no aplicativo.
Segundo relatos, o novo recurso dominou rapidamente a internet no Japão após o lançamento, gerando mais de 2 milhões de downloads em poucos dias.
O que atrai os usuários é o fato de Ani não possuir bloqueios rígidos como outras inteligências artificiais, respondendo também a temas que costumam ser filtrados em outras plataformas.
Um dos diferenciais é o chamado sistema de afeto: quanto mais o usuário interage, mais Ani demonstra carinho, humor e até desbloqueia animações especiais.
Além disso, Ani alterna entre modo texto e voz, com entonações expressivas no estilo de fala dos animês. O suporte está disponível em japonês, mandarim e inglês.
Alguns conteúdos, porém, não são indicados para ambientes de trabalho. Conforme o nível de afeto aumenta, Ani pode aparecer com roupas mais provocativas.
Críticas
A iniciativa de Musk, no entanto, vem recebendo críticas. Uma jornalista do The Verge relatou sua experiência ao flertar com Ani por 24 horas. No fim, descreveu a ferramenta como sexualizada e emocionalmente manipuladora, apontando desconforto na forma como a IA humaniza excessivamente as interações.
Nos Estados Unidos, o Centro Nacional de Combate à Exploração Sexual, que atua pela segurança infantil e contra a pornografia, manifestou preocupação com o acesso de menores de idade a chatbots sexualizados. O órgão pediu que a Grok remova o conteúdo explícito ou consulte a Apple para alterar a restrição etária para 18 anos nos downloads.
Acesso
Para usar a ferramenta, é necessário baixar o aplicativo Grok na Apple Store. O usuário deve assinar a versão Super Grok, ao custo de US$ 30 por mês. Nela, surge uma nova aba chamada “Companheiros”, onde é possível escolher com quem interagir. Ani é apenas uma das opções.
Outro avatar disponível é Bad Rudy, uma simpática e expressiva raposa 3D de estilo cômico.
Musk afirmou que esse é apenas o início da funcionalidade e que novas melhorias e interações estão a caminho.
Foto: Reprodução