Sanae Takaichi, a primeira mulher premiê do Japão, e o Dia da Mulher

2026/02/27 14:36
Compartilhar:

Tóquio – Neste domingo (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher. E no Japão, queira ou não, o grande destaque é a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra, Sanae Takaichi. Conhecida como Dama de Ferro em referência à premiê britânica Margaret Thatcher, por sua disciplina rigorosa, ela conquistou espaços na política dominada pelos homens com uma postura conservadora e nacionalista, o que a torna uma figura do tipo ame ou odeie. Seus admiradores a consideram a salvadora da identidade e segurança do Japão. Seus críticos a veem como uma perigosa revisionista que ameaça a diplomacia regional e direitos civis progressistas.

Takaichi fez aniversário no dia 7 de março, completando 65 anos. Num país com cultura tradicionalista, o fato de ela ter alcançado a liderança do Partido Liberal Democrático (PLD) e o cargo de premiê em 2025 merece reconhecimento, assim como o resultado conseguido na eleição na Câmara dos Representantes, no Parlamento, reconquistando a maioria absoluta na casa e devolvendo ao seu partido o controle das ações do governo.

Admiradores e críticos

Para os admiradores de Takaichi, ela tem uma oratória impecável, conhecimento de segurança econômica e capacidade de trabalho exaustiva, tanto que afirmou que dorme poucas horas por dia. Na eleição do Parlamento em fevereiro, ela conquistou grande apoio de jovens eleitores, na faixa dos 20 aos 40 anos de idade, que buscam uma liderança decisiva. Ela pertence à ala conservadora do PLD, sendo considerada herdeira política do ex-premiê Shinzo Abe. Muitos a veem como guardiã dos valores tradicionais japoneses e defensora da soberania nacional, mantendo uma postura firme contra a influência da China no país.

Os que se opõem ou que são críticos enxergam na primeira-ministra a intransigência em questões sociais, como ao se opor ao sobrenome separado para casais e ao casamento igualitário. Além disso, visita o Santuário Yasukuni, onde estão guardados os restos mortais de criminosos de guerra japoneses, o que é visto como uma provocação por vizinhos na Ásia. Grupos de direitos civis criticam sua resistência quanto a reformas em questões de gênero e diversidade. Pequim e Seul emitem notas de repúdio ao seu discurso nacionalista, e opositores do PLD acusam-na de ser autoritária e de priorizar gastos militares em detrimento do bem-estar social imediato.

Risco econômico

Quando a primeira-ministra diz que é preciso restringir a imigração como base de sua campanha, é preciso recordar que a decisão tem impacto na sustentação do país devido ao rápido envelhecimento populacional e da grave falta de trabalhadores. A demografia japonesa mudou drasticamente: projeções oficiais apontam que a proporção de trabalhadores sustentando cada idoso caiu de 7,7 em 1975 para apenas cerca de 1,9 em 2025.

Existem alguns pontos que a primeira-ministra talvez precise considerar, pois há governadores e prefeitos que já se manifestaram contra o endurecimento da política imigratória, defendendo que a vinda de trabalhadores estrangeiros é estratégica para as economias locais.

Se Takaichi mantém rigor com estrangeiros, o mercado de trabalho prefere a realidade, pois o país ainda precisará atrair 820 mil estrangeiros nos próximos cinco anos por meio de vistos de habilidades específicas, criados em 2019 justamente para suprir a falta de profissionais.

Resta saber se Takaichi lidará com a questão com equilíbrio, pois em seu discurso de posse no Parlamento, ela destacou que trabalhadores estrangeiros ainda são necessários para complementar a população em declínio do Japão.

A premiê é rigorosa ou soberanista?

Em janeiro de 2026, Takaichi lançou o quadro Medidas Abrangentes para Aceitação de Estrangeiros e Coexistência Ordenada. Seus críticos, estrangeiros e até japoneses, apontam que ela evita usar o termo imigração, tratando o trabalhador de fora como mão de obra temporária, sem direitos reais de integração. Afirmam que ela mantém o foco em segurança e combate à criminalidade quando fala de estrangeiros residentes.

Já os seus apoiadores alegam que ela defende o Japão e que ela deve resolver a crise demográfica sem se valer da imigração em massa. Mesmo estrangeiros conservadores, como investidores de segurança, elogiam a clareza das regras e o foco na manutenção da ordem social defendida por Takaichi.

É fato que Takaichi negou veementemente ser xenófoba, pois se considera uma defensora da soberania. Mas, ao adotar o discurso contra a imigração que agradou a muitos eleitores, deixou estrangeiros residentes preocupados com uma forma de etnocentrismo moderno.

A mídia japonesa em geral, além da estrangeira, como Associated Press, The Guardian, Time e Channel News Asia, trata Takaichi como defensora de um controle migratório mais rígido, que busca medidas mais duras contra imigração irregular. Apesar do forte impacto nas comunidades estrangeiras no país, nenhum veículo a tratou como xenófoba.

Foto: Reprodução/Canal Sanae Takaichi

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio - Muitos turistas que visitam o Japão conseguem economizar o valor do imposto de consumo, e...
Por: Redação
Tóquio – A ortodontista brasileira Maristela Sayuri Inoue Arai embarcará para São Paulo na sema...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa do governo revelou que 10% dos trabalhadores querem trabalhar mais horas do...
Por: Redação
No próximo dia 9 de março de 2025, o Centro Intercultural de Hamamatsu será palco de um evento in...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Agência Meteorológica do Japão reduziu, na noite de quarta-feira (30), o alerta de ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo do Japão implementará, em junho de 2027, uma política mais rigorosa em rela...
Por: Redação
Segunda edição do evento acontece em setembro com muitas novidades O maior evento da comunidade br...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos e Japão - Neste dia 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Banheiro, data pres...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
Por: Antônio Bordin
Wakayama – Uma dica de passeio para se refrescar neste verão é o rafting. A atividade é realiza...
Por: Antônio Bordin
Hiroshima - As pessoas que planejarem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima no feriado de Obo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Oriental Land Co., operadora do Tokyo Disney Resort, informou que encerrará seu servi...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram