Japão reformula sistema de alerta meteorológico para acelerar evacuações

Tóquio - O governo do Japão lançará um sistema de alerta meteorológico reformulado no final de maio de 2026, com o objetivo de agilizar decisões de evacuação com base na gravidade de desastres naturais, segundo o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo e a Agência Meteorológica do Japão.
O sistema reformulado classificará quatro tipos de desastres naturais: chuvas fortes, inundações, deslizamentos de terra e marés de tempestade. As classificações terão cinco níveis de alerta, alinhados às informações de evacuação atualmente emitidas pelos municípios, informou a Kyodo.
Os alertas e avisos meteorológicos oficiais são emitidos pela Agência Meteorológica do Japão para orientar a população a decidir se deve evacuar, mesmo antes da emissão de uma ordem oficial nesse sentido.
Atualmente, parte da terminologia e da estrutura do sistema é considerada complexa, o que dificulta a compreensão rápida em situações de emergência.
No novo modelo, ficará claro que um “alerta de emergência” representa o nível mais alto de alerta meteorológico, o Nível 5, indicando uma situação potencialmente fatal, na qual a evacuação já deveria estar concluída.
O termo “alerta urgente” corresponderá ao Nível 4, sinalizando uma situação em que se espera que os municípios emitam ordens de evacuação.
Já o termo “alerta” será utilizado para o Nível 3, indicando uma situação que exige a evacuação de idosos, enquanto um aviso meteorológico será definido como Nível 2.
As mudanças são resultado de mais de dois anos de discussões entre especialistas e de revisões legais do sistema.
Um representante da Agência informou que a equipe trabalhará em conjunto com outras instituições relacionadas para garantir que “o sistema se integre à sociedade” e resulte em evacuações mais rápidas.
No caso de risco de inundação, o Nível 5 do novo sistema será aplicado a cerca de 400 rios designados quando transbordarem ou apresentarem risco iminente de transbordamento. Fora dessa lista, outros rios, por enquanto, continuarão sendo tratados na categoria de chuva intensa.
O governo também revisará os critérios para a emissão de alertas meteorológicos. Por exemplo, um alerta de deslizamento de terra de Nível 3 será emitido quando as condições indicarem que o Nível 4 poderá ser alcançado em poucas horas, o que pode reduzir a frequência de alertas de Nível 3.
Foto: Canva








































