Sanja Matsuri em Asakusa reúne milhões de pessoas em maio

2026/02/20 10:00
Compartilhar:

Tóquio – Um dos três matsuri mais esperados do ano em Tóquio é o Festival Sanja (Sanja Matsuri), que será realizado nos dias 15 a 17 de maio, no distrito de Asakusa. O evento celebra os três fundadores do templo Sensoji, que estão entronizados no santuário de Asakusa, situado ao lado do templo. O matsuri parece distante no tempo, mas é importante iniciar o planejamento, pois nos seus três dias são esperadas quase dois milhões de pessoas.

A festividade inicia na sexta-feira (15 de maio) à tarde com o Desfile Daigyoretsu, composto por uma procissão de sacerdotes, oficiais da cidade, gueixas, músicos e dançarinos vestindo roupas da era Edo. O desfile segue pela Yanagi dori até o templo Sensoji e o santuário de Asakusa.

Então é realizada uma cerimônia xintoísta, seguida por uma dança tradicional para orar por uma colheita abundante e pela prosperidade geral. A partir daí, os mikoshi dos bairros locais de Asakusa vão para as ruas, sempre acompanhados por músicos executando tambores e flautas japonesas.

Por volta do meio-dia do sábado (16 de maio), cerca de 100 mikoshi vindos dos 44 bairros do distrito são levados ao templo Sensoji e ao santuário de Asakusa para serem abençoados antes de serem levados de volta aos seus bairros. Entre estes santuários portáteis existem alguns menores para crianças e outros femininos.

No último dia do festival, domingo (17 de maio), as atividades iniciam às 6h, com centenas de foliões agrupados por bairros, se reunindo diante do santuário de Asakusa e competindo para carregar um dos três grandes mikoshi principais. Como a disputa é forte, os espectadores ficam a uma boa distância da entrada do Sensoji.

Duas horas depois, os mikoshi são levados para diferentes partes do distrito e, até o final da noite, eles já terão passado por todas as ruas e galerias comerciais antes de retornarem ao Santuário de Asakusa. O festival contará também com muitas barracas vendendo boa comida.

Um pouco de história

Diz a lenda que há 1.300 anos, dois irmãos pescadores, Hamanari Hinokuma e Takenari Hinokuma, encontraram uma estátua da deusa da Misericórdia, Kannon. Ela estava presa em uma rede de pesca no rio Sumida. Um proprietário de terras chamado Hajinomatsuchi soube da descoberta e foi falar com os irmãos, fazendo diante deles um sermão apaixonado sobre Buda. Os irmãos ficaram tão impressionados que se converteram ao budismo.

Então a estátua de Kannon foi consagrada em um pequeno templo pelo proprietário e pelos dois irmãos, que depois disso dedicaram suas vidas a pregar o budismo. Assim, o templo Sensoji cresceu e prosperou com o distrito vizinho de Asakusa.

Hajinomatsuchi, Hamanari e Takenari passaram a ser reconhecidos como fundadores de Asakusa e reverenciados como divindades. Então, no período Kamakura, foi construído o santuário de Asakusa e os moradores começaram a realizar um festival em homenagem aos três devotos de Buda.

Foto: Reprodução/Sanja Matsuri

Serviço

Festival Sanja (Sanja Matsuri)
Dias 15, 16 e 17 de maio.
Local: 111-0032 Tokyo-to Taito-ku Asakusa 2-3-1.
Acesso: linhas de metrô Ginza, Asakusa e pela ferrovia Tobu. Ao embarcar na linha JR Yamanote, ir até a estação Kanda e mudar para o metrô Ginza, descendo em Asakusa.
Informações: site oficial

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Austrália – Manu Barão morou 20 anos no Japão, tempo em que conquistou 20 licenças na área de...
Por: Antônio Bordin
Japão – Dentro de nove anos, o Japão perderá cerca de 1,3 milhão de hectares de terras agríco...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A primeira-ministra Sanae Takaichi está considerando como responder ao chamado do presi...
Por: Antônio Bordin
Londres - O governo do Reino Unido definiu como meta que a assistência robótica seja utilizada em ...
Por: Redação
Listamos abaixo  o calendário de feriados nacionais do Japão com explicações sobre sua criaçã...
Por: Redação
E expor sua cultura e o compromisso com a sustentabilidade para o mundo. Em contagem regressiva para...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Os custos financeiros para quem vive no Japão devem aumentar em cerca de 22.000 ienes por...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de janeiro começa com a chuva de meteoros Quadrântidas, cujo pico de atividade ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram