Sanja Matsuri em Asakusa reúne milhões de pessoas em maio

Compartilhar:

Tóquio – Um dos três matsuri mais esperados do ano em Tóquio é o Festival Sanja (Sanja Matsuri), que será realizado nos dias 15 a 17 de maio, no distrito de Asakusa. O evento celebra os três fundadores do templo Sensoji, que estão entronizados no santuário de Asakusa, situado ao lado do templo. O matsuri parece distante no tempo, mas é importante iniciar o planejamento, pois nos seus três dias são esperadas quase dois milhões de pessoas.

A festividade inicia na sexta-feira (15 de maio) à tarde com o Desfile Daigyoretsu, composto por uma procissão de sacerdotes, oficiais da cidade, gueixas, músicos e dançarinos vestindo roupas da era Edo. O desfile segue pela Yanagi dori até o templo Sensoji e o santuário de Asakusa.

Então é realizada uma cerimônia xintoísta, seguida por uma dança tradicional para orar por uma colheita abundante e pela prosperidade geral. A partir daí, os mikoshi dos bairros locais de Asakusa vão para as ruas, sempre acompanhados por músicos executando tambores e flautas japonesas.

Por volta do meio-dia do sábado (16 de maio), cerca de 100 mikoshi vindos dos 44 bairros do distrito são levados ao templo Sensoji e ao santuário de Asakusa para serem abençoados antes de serem levados de volta aos seus bairros. Entre estes santuários portáteis existem alguns menores para crianças e outros femininos.

No último dia do festival, domingo (17 de maio), as atividades iniciam às 6h, com centenas de foliões agrupados por bairros, se reunindo diante do santuário de Asakusa e competindo para carregar um dos três grandes mikoshi principais. Como a disputa é forte, os espectadores ficam a uma boa distância da entrada do Sensoji.

Duas horas depois, os mikoshi são levados para diferentes partes do distrito e, até o final da noite, eles já terão passado por todas as ruas e galerias comerciais antes de retornarem ao Santuário de Asakusa. O festival contará também com muitas barracas vendendo boa comida.

Um pouco de história

Diz a lenda que há 1.300 anos, dois irmãos pescadores, Hamanari Hinokuma e Takenari Hinokuma, encontraram uma estátua da deusa da Misericórdia, Kannon. Ela estava presa em uma rede de pesca no rio Sumida. Um proprietário de terras chamado Hajinomatsuchi soube da descoberta e foi falar com os irmãos, fazendo diante deles um sermão apaixonado sobre Buda. Os irmãos ficaram tão impressionados que se converteram ao budismo.

Então a estátua de Kannon foi consagrada em um pequeno templo pelo proprietário e pelos dois irmãos, que depois disso dedicaram suas vidas a pregar o budismo. Assim, o templo Sensoji cresceu e prosperou com o distrito vizinho de Asakusa.

Hajinomatsuchi, Hamanari e Takenari passaram a ser reconhecidos como fundadores de Asakusa e reverenciados como divindades. Então, no período Kamakura, foi construído o santuário de Asakusa e os moradores começaram a realizar um festival em homenagem aos três devotos de Buda.

Foto: Reprodução/Sanja Matsuri

Serviço

Festival Sanja (Sanja Matsuri)
Dias 15, 16 e 17 de maio.
Local: 111-0032 Tokyo-to Taito-ku Asakusa 2-3-1.
Acesso: linhas de metrô Ginza, Asakusa e pela ferrovia Tobu. Ao embarcar na linha JR Yamanote, ir até a estação Kanda e mudar para o metrô Ginza, descendo em Asakusa.
Informações: site oficial

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo japonês começará a liberar suas reservas de petróleo na quinta-feira (26),...
Por: Redação
Cantor promete colocar o público para sambar com um repertório repleto de sucessos Arlindo Neto, m...
Por: Antônio Bordin
Austrália/Japão – Por muitos anos, os australianos usaram protetores solares com todas aquelas p...
Por: Antônio Bordin
Taipei – A ilha democrática de Taiwan é líder mundial na produção de semicondutores de ponta,...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma mulher é considerada atraente por sua capacidade de comunicação, boa aparência e...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – A empresa de tecnologia Salesforce alertou usuários do Gmail e do Google Workspa...
Por: Redação
O BBG ASIA realizou seu tradicional Bonenkai no último dia 13 de dezembro, com mais de 70 convidado...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O tsunami gerado por um forte tremor ocorrido na costa da Rússia, na manhã desta quart...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
Por: Antônio Bordin
Nagano – O Vale de Kiso no sul de Nagano é uma região que mistura belezas naturais com história...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um bom passeio nesta época do ano são os parques que ficam repletos de flores. Embora ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – O governo de Shizuoka planeja abrir a trilha Subashiri no dia 1º de julho, mesma data ...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Um dos festivais mais curiosos do Japão é o Festival Hounen, realizado no dia 15 de mar...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram