‘Yokai em Movimento Tokyo’ traz arte digital e folclore japonês a Shinagawa

2026/02/06 11:49
Compartilhar:

Tóquio – O evento “Yokai em Movimento Tokyo – Imagination of Japan” será realizado entre os dias 27 de março e 28 de junho, oferecendo um espetáculo visual somente possível em museus de arte digital. No período, o evento será no edifício G1 da Warehouse Terrada, em Shinagawa, Tóquio. É uma exposição imersiva para adultos e crianças.

A exposição é realizada pela Hitohata Inc., na qual os visitantes poderão visualizar a arte Yokai, como Hyakki Yagyo Emaki (Rolo Pintado do Desfile Noturno de Cem Demônios), Hyakumonogatari (Cem Contos), Oni, Tengu, Kappa e Tsukumogami, desenhada por diversos artistas das eras Edo e Meiji, utilizando tecnologia de vídeo de ponta.

Os Yokai nasceram da imaginação de mitos e lendas do Japão antigo e suas figuras, antes apresentadas em pinturas e caricaturas, desta vez ganham vida através de tecnologias digitais, como 3DCG, projeção mapeada e telas holográficas, além da reprodução dos Yokai por meio de modelagem tridimensional, como Oni, Tengu, Kappa e Tsukumogami.

A exposição também apresenta a cultura e a história dos Yokai que se conectam com a cultura pop contemporânea, somada a explicações sobre a arte e pinturas dessas criaturas, graças à colaboração da Biblioteca Iwase, de Nishio, e do Museu Yokai de Shodoshima.

As pessoas que visitarem a exposição poderão fotografar e filmar os Yokai se movimentando graças aos efeitos causados pelas tecnologias. No local haverá também a exibição original de gravuras ukiyo-e de Yokai por Kuniyoshi Utagawa.

O evento é aberto para adultos, crianças e estrangeiros. O espaço foi organizado para que idosos possam apreciar a exposição confortavelmente. O conteúdo é focado na experiência intuitiva não verbal, com explicações disponíveis em japonês e inglês.

Outras informações sobre o evento serão anunciadas em breve. A venda de ingressos antecipados vai até quinta-feira (26), às 23h59. No caso dos antecipados, adultos pagam 2.400 ienes; estudantes do ensino médio e superior ou técnico, 1.600 ienes; crianças, 700 ienes; e idosos, 2.300 ienes.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial.

Fotos: Reprodução/Hitohata

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Restaurante Kurasushi comercializa o produto tipicamente brasileiro Osaka, 12 de maio - O pão de qu...
Por: Antônio Bordin
Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou sem uma decisão definitiva a sessão realiz...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa realizada pela Teikoku Databank revelou que poucas empresas esperam um impu...
Por: Redação
Toyama – Nos dias 18, 19 e 20 deste mês será realizada a primeira edição da Hokuriku Internati...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Há anos o sistema de merenda escolar no Japão vem sendo objeto de estudo em outros pa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A capital do Japão ficou em segundo lugar no Índice Global de Cidades Poderosas, divul...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação, o Miraikan, em Tóquio, oferece at...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O famoso Carnaval de Asakusa será realizado neste sábado (30), na capital japonesa. Os...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram