Cidades no Japão oferecem subsídio para idosos comprarem primeiro smartphone

2026/01/09 11:34
Compartilhar:

Tóquio - Governos locais no Japão estão concedidendo subsídios para que idosos que ainda não possuem smartphones. A iniciativa busca promover a digitalização dos serviços públicos e facilitar o acesso de moradores que ainda não utilizam esse tipo de aparelho. Veja abaixo alguns exemplos de municípios e distritos que oferecem o benefício.

Shinjuku - Tóquio
O subsídio para a compra de smartphone por idosos será oferecido até 31 de março deste ano. A ajuda é destinada a moradores que pretendem possuir um smartphone pela primeira vez ou que querem substituir o celular convencional por um modelo mais moderno.

Entre os requisitos estão ter 65 anos completos ou mais até 31 de março e possuir registro de residência no distrito de Shinjuku na data da compra do aparelho. Também é necessário ter adquirido, entre 1º de setembro de 2025 e 31 de março de 2026, em uma loja credenciada, um smartphone para uso próprio, com contrato de comunicação firmado.

O valor do subsídio é de até 30.000 ienes. Existem outros requisitos que podem ser consultados na página oficial do distrito.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 03-5273-0816, no Departamento de Bem-Estar Social, Divisão de Apoio ao Idoso do Distrito de Shinjuku.

Sumida - Tóquio
Em Sumida, o subsídio também pode chegar a 30.000 ienes e o prazo para solicitação vai até 31 de março deste ano. As regras são semelhantes às de Shinjuku, incluindo ter 65 anos de idade ou mais até a data limite e adquirir um smartphone pela primeira vez.

A compra deve ser feita em loja credenciada. O distrito divulga endereços de unidades de operadoras como Softbank, Rakuten Mobile, Ymobile Kinshicho Marui, Au e Docomo. É exigida a participação em aulas sobre o uso do aparelho, nas quais os idosos aprendem a operar o smartphone e a registrar aplicativos designados pelo distrito.

Mais detalhes estão disponíveis no site oficial ou podem ser obtidos pelo telefone 03-5608-6168, na Divisão de Apoio da Seção de Bem-Estar do Idoso do Distrito de Sumida.

Hitachiota - Ibaraki
Em Hitachiota, o subsídio pode chegar a 30.000 ienes para moradores com 65 anos de idade ou mais. Os interessados devem participar de um curso sobre o uso do smartphone designado pela prefeitura.

Durante o curso, os idosos aprendem a utilizar a câmera, acessar a internet, instalar aplicativos e preencher dados nos aplicativos indicados pela administração municipal.

Além de residir no município, é necessário ter adquirido um smartphone pela primeira vez a partir de 1º de abril de 2025. Outro requisito é não possuir débitos em atraso de impostos municipais ou taxas similares.

Também são elegíveis pessoas que, no ano fiscal de 2024, já tinham 65 anos ou mais, adquiriram um smartphone pela primeira vez em loja designada e não solicitaram o subsídio anteriormente. A prefeitura informa algumas lojas credenciadas, como unidades da Docomo, Au e Softbank.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0294-72-3111, ramais 305 e 306, na Divisão de Promoção da Digitalização do Departamento de Planejamento, ou na página oficial.

Kunitachi - Tóquio
Em Kunitachi, o subsídio de até 30.000 ienes pode ser concedido até 31 de março, seguindo regras semelhantes às adotadas por outras cidades e distritos.

O município lista lojas designadas, como Softbank, KDDI e Docomo. Os interessados devem agendar previamente a visita a uma dessas lojas e informar que desejam utilizar o subsídio para a compra do smartphone.

A aquisição deve obrigatoriamente ser feita nas lojas credenciadas, pois compras realizadas em estabelecimentos não listados não são elegíveis ao benefício.

Mais informações estão disponíveis no Departamento de Saúde e Bem-Estar, Divisão de Apoio a Idosos, Seção de Apoio a Idosos, pelo telefone 042-576-2111, ramal 785, ou na página da prefeitura.

Outras cidades
Além dos exemplos citados, outras cidades também oferecem subsídios semelhantes.

É o caso de Takachiho e de municípios menores em Hokkaido, além de Mutsu, na província de Aomori, Oga, em Akita, e Murayama, em Yamagata.

Também há iniciativas em municípios das províncias de Chiba, Saitama, Fukushima, Hyogo e Fukuoka.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Muitas pessoas no Japão gostam de subir montanhas no verão, mas o grande movimento nas...
Por: Antônio Bordin
Aichi - Silvia Sano Porciuncula, residente em Obu (Aichi), realizou o desejo de estudar em uma escol...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Já imaginou ganhar dinheiro destruindo casamentos? Calma, não estamos falando de adult...
Por: Redação
No Japão a temporada de verão são os meses de junho, julho, agosto e setembro. Esta estação com...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O custo da eletricidade e do gás subirá em abril no Japão, com o fim dos subsídios d...
Por: Antônio Bordin
Tóquio — O partido de oposição Sanseito puniu 10 membros por evasão no pagamento de prêmios d...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O período de disseminação do vírus influenza já começou, segundo o Ministério da ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A cultura japonesa reúne tradições culturais e religiosas que ganham força na transi...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram