A missão da Hashi Japan Academy é ser referência na formação profissional em terapias integrativas, oferecendo o ensino inovador e suporte para os alunos desenvolverem habilidades, comportamento ético, senso crítico, independência e criatividade.
O fundador e instrutor Jun Hashimoto tem uma história de empenho e dedicação pela profissão, com muitas conquistas exemplares.
Chegou ao Japão com 17 anos de idade, e aos 19 anos iniciou a sua carreira com terapias integrativas.
Hoje é um dos únicos brasileiros com habilitação nacional japonesa ( 国家資格 )de Acupuntura e Massoterapia reconhecido pelo governo japonês.
Atualmente com 44 anos de idade, trabalha num departamento de reabilitação em Nagóia. E além de atendimentos, tem experiência em ministrar cursos de capacitação profissional sob reconhecimento da autarquia governamental japonesa, cursos técnicos e cursos livres.
Certificação:
Certificado Nacional Japonês de Acupuntura (鍼師国家資格)
Registro: 142416
Certificado Nacional Japonês de Massoterapia (あん摩マッサージ指圧師国家資格)
Registro: 129454
Certificado Internacional de Acupuntura nível A (国際鍼灸医師Aレベル)
Registro: ZIZY20130003
O que é Massoterapia?
Diferente do que muitos pensam, a massoterapia é uma prática muito antiga. Tanto que aparecem em escritos antigos da China, Japão, Índia e Egito.
A massoterapia tem como objetivo principal melhorar a saúde das pessoas e também atuar na prevenção de doenças.
O objetivo principal de uma sessão de massagem pode incluir:
- massagem de relaxamento
- massagem clínica
- massagem corretiva
- massagem terapêutica
- reeducação do movimento
- trabalho energético
Existem diversas técnicas de massagem orientais e ocidentais, cada uma com uma proposta, mas com o mesmo objetivo: promoção da saúde.
O massoterapeuta é o profissional responsável por aplicar o recurso terapêutico da massagem, em pessoas que desejem desestressar os músculos ou mesmo tratar e reabilitar condições físicas mais graves. Sendo a massagem uma técnica natural e cientificamente consolidada de cuidado com o corpo, os músculos e também de tratamento de saúde, o massoterapeuta é um profissional fundamental no bem-estar físico, por auxiliar a descarregar tensões, estimular a circulação sanguínea e a oxigenação das células, além de melhorar a flexibilidade do corpo.
O massoterapeuta trabalha, em sua rotina, aplicando as técnicas de massagem em seus clientes e pacientes. Pode trabalhar realizando massagens terapêuticas mais tradicionais, com finalidades de saúde e bem-estar, ou então direcionar os tratamentos para massagens específicas de acordo com as necessidades de seus clientes.
Essas necessidades podem ser estéticas, como a massagem modeladora, drenagem linfática, entre outros, ou no trabalho com sentidos. Outra modalidade específica de trabalho do massoterapeuta também pode ser a massagem laboral e/ou desportiva, que lida com a musculatura de trabalhadores em geral e de esportistas.
Benefícios da Massoterapia
Por meio da massoterapia é possível obter diversos benefícios como relaxamento, uma vez que alivia os níveis de estresse e tensão; melhora o humor, além de ser uma ferramenta que auxilia em tratamentos de saúde.
Um ponto muito interessante acerca da massoterapia, que muitos podem desconhecer, é que ela é capaz de auxiliar no tratamento de alguns níveis de depressão e ansiedade.
A massoterapia pode diminuir os níveis de cortisol e aumentar a dopamina e serotonina, que são neurotransmissores capazes de dar aquela boa sensação bem estar. Com isso a pessoa fica mais tranquila e relaxada.
Ela é capaz de potencializar o sistema imunológico, pois contribui para uma boa circulação sanguínea e aumento dos glóbulos brancos que atuam prevenindo doenças. Então o corpo funciona melhor, por assim dizer, e acontece o aumento da imunidade.
Técnicas utilizadas na massoterapia
- Terapêutica: massoterapia terapêutica tem como objetivo eliminar anomalias e atrofias.Sua atuação é principalmente de caráter preventivo, mas não somente isso. Ele pode atuar como tratamento para dores e diversas contusões musculares.
Exemplo de massoterapia terapêutica são as massagens realizadas na área cervical. Elas podem tratar torcicolos e cervicalgias.
- Relaxante: Enquanto a massagem terapêutica busca um tratamento ou prevenção de alguns problemas como dores no corpo a massagem relaxante, como próprio nome sugere, busca o relaxamento tanto do corpo quanto da mente.
Através dessa técnica o cliente pode tratar tensões e estresse, insônia e outros problemas relacionados.
- Estética: Como já citamos sobre os benefícios da massoterapia, ela pode combater gordura localizada e celulite. Isso se dá principalmente devido a aplicação dessa prática, isto é, a massoterapia estética.
Essa técnica necessita de contribuição do cliente. Os procedimentos serão feitos em conjunto com práticas saudáveis de saúde como atividades físicas, reeducação alimentar e ingestão de água.
Técnicas e tipos de terapias
Em sua formação, o massoterapeuta aprende em sua formação a executar diversos tipos de massagens orientais e ocidentais:
- Massagem clássica
- Drenagem linfática e corporal
- Cromoterapia
- Reflexologia podal (Ashitubo)
- Quick Massage
- Aromaterapia
- Shiatsu
- Tui Ná (Tuina)
- Do-in
- Auriculoterapia
- Ventoterapia
A Profissão no Brasil
A profissão de Massagista ou massoterapeuta foi regulamentada pela Lei Federal 3968 e publicada no Diário Oficial da União em 06 de outubro de 1961.
A Massoterapia ou a Massagem Terapêutica é um recurso terapêutico que emprega técnicas de manipulação corporal na recuperação de sequelas e reabilitação de indivíduos, além de promover a saúde, o relaxamento e o bem-estar das pessoas.
O campo de atuação para a profissão de massagista ou massoterapeuta é bastante vasto no país, podendo trabalhar em clínicas, spas, clínicas especializadas em estética, academias de ginástica, clubes esportivos, centros de reabilitação física, hospitais ou ainda como profissional autônomo.
O Massoterapeuta trabalha com técnicas avançadas de relaxamento físico e mental e alívio das tensões causadas pelo estresse do dia a dia, assim como desconfortos causados por problemas de saúde.
A massagem está sendo vista no país como uma profissão do futuro e está cada vez mais sendo respeitada. A área cresceu muito nos últimos anos e encontramos massagistas em aeroportos, shoppings, cabeleireiros, festas e em vários outros lugares de socialização. Em diversos países no exterior já existem massagistas sendo contratados para trabalhar dentro das empresas, atendendo colaboradores e funcionários.
Mercado de Trabalho
Várias pesquisas mostram que o mercado no Brasil para essa área está crescendo significativamente, a exemplo dos países desenvolvidos.
Assim como no exterior, a massagem no Brasil também está ganhando mercado como um tratamento cada vez mais respeitado, devido ao fato de muitas empresas multinacionais que contratam massagistas para atender seus funcionários.
Como o Brasil está se internacionalizando por causa do grande número de empresas e estrangeiros no país, a tendência é que a massagem se expanda ainda mais aumentando, assim, a demanda pela procura do curso de Massoterapia.
O conceito de massagem está chegando forte para a população que está se acostumando com a ideia de que uma massagem pode ser tanto relaxante como terapêutica. É através desse conceito que os massoterapeutas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
A Profissão no Japão
Para exercer como profissional de massoterapia há necessidade da seguinte certificação: Certificado Nacional Japonês de Massoterapia(あん摩マッサージ指圧師国家資格).
Além da massoterapia, a acupuntura, o profissional acupunturista também exige o Certificado Nacional Japonês de Acupuntura (鍼師国家資格).
Esta regra está descrita no portaria: Igyorui Ikoui ni Taisuru Toriazukai ni Tsuite (医業類似行為に対する取扱いについて), Artigo número 58 (医事第五八号) de 28 de agosto de 1991 (平成三年六月二八日) do Ministério de Saúde, Trabalho e Bem Estar do Japão.
E o consultório ou o atendimento deve ser registrado na prefeitura local na divisão de vigilância sanitária (Hokenjyo - 保健所) para obtenção da permissão de atendimento comercial.
Link da página oficial do Ministério da Saúde, Trabalho e e Bem Estar do Japão (Kosei Rodosho - 厚生労働省) :
https://www.mhlw.go.jp/topics/bukyoku/isei/i-anzen/hourei/061115-1a.html
Link da vigilância sanitária de Nagoya (食品衛生・環境衛生・医療・薬務):
https://www.city.nagoya.jp/kenkofukushi/page/0000011524.html