Alerta do ChatGPT ao FBI evita homicídio de criança no Espírito Santo

2026/07/04 07:24
Compartilhar:

Espírito Santo – A polícia do Espírito Santo prendeu um homem de 36 anos que planejava matar o filho de 8 anos, após a operadora do ChatGPT enviar um alerta sobre os planos dele ao FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. A força policial norte-americana avisou as autoridades brasileiras, que prenderam o suspeito.

O homem, cujo nome não foi divulgado, costumava usar a inteligência artificial como uma espécie de diário, no qual desabafava sobre suas vontades de cometer crimes. Um de seus planos era matar o próprio filho para não ter mais que pagar pensão à ex-esposa, noticiou o portal G1.

O delegado Breno Andrade, titular do setor de Crimes Cibernéticos no Espírito Santo, disse que a OpenAI, empresa que lançou o ChatGPT, avisou o FBI sobre o plano do brasileiro. Em seguida, os policiais dos EUA repassaram as informações ao Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que acionou a Polícia Civil do ES.

Os policiais investigaram o caso e descobriram que o plano do suspeito estava relacionado à cobrança de pensão alimentícia. O homem tinha receio de que, na sua ausência, a ex-esposa, mãe da criança, cobrasse a avó paterna.

Entre as mensagens enviadas ao ChatGPT, foi revelado que o suspeito tentou contratar um pistoleiro por R$ 50 mil para cometer o homicídio. O matador, porém, recusou o trabalho quando soube que a vítima era uma criança.

Com o suspeito identificado, a polícia obteve mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. O homem, que trabalha como agricultor, foi preso, mas negou que tivesse intenção de matar o filho.

Para o delegado, no entanto, as provas mostram o contrário. Ele afirmou que há dados contidos na inteligência artificial e também no celular do suspeito.

A prisão ocorreu em São Gabriel da Palha em 19 de junho, um dia antes da data planejada para o crime, de acordo com Ícaro Olimpio, delegado adjunto da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

A polícia informou que o suspeito tinha a posse de uma arma, corda e cianeto, veneno que afeta profundamente o organismo. Em seu interrogatório, o homem confessou que tinha desejo de atacar policiais e cometer atentados em locais como igrejas e escolas.

De acordo com a rádio Itatiaia, o suspeito foi preso por ameaça, tentativa de homicídio e incitação ao crime. A emissora acrescentou que "a investigação segue em andamento".

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa revelou que 1.500 empresas japonesas, ou 64,3%, permitem que seus funcioná...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um total de 1.973 empresas fraudou o sistema de subsídios do governo japonês entre abr...
Por: Redação
A BBG ASIA – Brazilian Business Group Ásia convida empresários, profissionais e interessados na ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – Renato Ueda, 61, é o profissional mais requisitado quando as pessoas estão no seu tem...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Um dos mais antigos mercados do Japão, com 430 anos de história, será realizado nesta q...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Após compor sua equipe de governo, a primeira-ministra Sanae Takaichi chamou a atençã...
Por: Redação
No dia 13 de dezembro de 2024, às 18h, no Night Café, em Aichi, a BBG ASIA realizará seu tradicio...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O alerta de tsunami emitido nesta quarta-feira (30), em razão de um forte terremoto oco...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram