Meta bloqueia 6,8 milhões de contas de golpistas no WhatsApp

2025/08/08 12:00
Compartilhar:

Estados Unidos – A Meta anunciou nesta semana que baniu, neste ano, mais de 6,8 milhões de contas do WhatsApp usadas para aplicar golpes. Muitas estavam associadas a centros criminosos no Sudeste Asiático, onde golpistas operam investimentos fraudulentos em criptomoedas e pirâmides financeiras.

A dona do WhatsApp alertou que os criminosos pedem às vítimas que paguem um valor adiantado para receber supostos lucros ou rendimentos. Eles chegam a mostrar quanto as pessoas já “ganharam” antes de pedir que depositem ainda mais dinheiro, segundo a mídia internacional.

Para identificar as contas fraudulentas, de janeiro a junho a Meta utilizou sinais técnicos para detectá-las antes que pudessem executar seus golpes. Como medida adicional, a empresa lançará uma nova função de segurança que alertará os usuários quando alguém que não está em sua lista de contatos os adicionar a um grupo do WhatsApp.

Esse tipo de fraude vem sendo aplicado por criminosos no Japão e em outros países, levando as pessoas a perder cada vez mais dinheiro. Em março, a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) informou que consumidores perderam mais de US$ 12,5 bilhões para golpes em 2024 — um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Embora o número de casos tenha se mantido estável, a porcentagem de pessoas que perderam dinheiro subiu dois dígitos, segundo a FTC.

Os golpes mais comuns envolvem contato com vítimas por falsos representantes do governo, alertas sobre problemas em compras online, oportunidades de negócios e empregos fraudulentos, além de investimentos falsos.

No Japão, criminosos abordam as vítimas por redes sociais, conquistam sua confiança e as convencem a investir. A pessoa envia grandes quantias para uma conta indicada pelos golpistas e, ao tentar resgatar o valor, é informada de que precisa pagar mais uma taxa. É nesse momento que, geralmente, a vítima percebe que caiu em um golpe.

O diretor do Bureau de Proteção ao Consumidor dos EUA, Christopher Mufarrige, afirmou que os golpistas estão cada vez mais criativos em suas táticas. Já Rachel Tobac, hacker e CEO da SocialProof Security, aconselha os usuários do WhatsApp a terem cautela ao receber mensagens que criem um falso senso de urgência.

“Os golpistas se aproveitam da bondade, do desespero ou do medo de que a pessoa possa estar em apuros se não enviar o dinheiro rapidamente”, disse ela.

A Meta também informou que esses criminosos frequentemente tentam levar as vítimas a usar várias plataformas online para impedir que empresas de tecnologia descubram toda a extensão de suas operações.

Foto: Banco de Imagens

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Parlamento do Japão se prepara para escolher o próximo primeiro-ministro, após a re...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As mais fortes nevascas registradas no Japão nesta temporada deixaram até agora dez pe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Neste momento ocorrem as competições dos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, e as ...
Por: Redação
O Hamamatsu Matsuri é um dos festivais mais tradicionais do Japão, realizado anualmente na cidade ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa da agência Kyodo revelou que 75% das províncias japonesas incluíram verb...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O setor de beleza e cosmetologia no Japão passa por uma transformação com a entrada g...
Por: Antônio Bordin
Venezuela – A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, deverá assumir a presidência inter...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram