Aeroporto: passageiro que diz ter uma bomba, mesmo de brincadeira, pode ser preso

Compartilhar:

Brasília/Tóquio – Fazer uma piada em um aeroporto, dizendo que tem uma bomba na bagagem, pode resultar em prisão. Um caso recente ocorreu no Aeroporto Internacional de Brasília, quando uma mulher afirmou ter explosivos em sua mala. Mesmo alegando brincadeira, ela foi presa em flagrante.

No Brasil, qualquer menção a explosivos em aeroportos é considerada ameaça à segurança de voo, segundo o G1.

A passageira detida em Brasília responderá por atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo.

Até que a suposta brincadeira seja esclarecida, a simples menção a explosivos pode gerar pânico, mobilizar forças de segurança e interromper operações em aeroportos.

O artigo 261 do Código Penal Brasileiro estabelece que colocar em risco a segurança de transporte público — seja em aviões, trens ou navios — é crime, punido com reclusão de dois a cinco anos, além de multa.

Segundo o perito aeronáutico Daniel Calazans, mesmo sem a existência real de uma bomba ou explosivo, a simples declaração já obriga as autoridades a agir.

“A polícia não vai considerar isso uma piada. Ela investiga como se fosse verdade e toma as providências necessárias”, afirmou.

Os passageiros também estão proibidos de transportar materiais perigosos, como explosivos, combustíveis, gases comprimidos e substâncias radioativas.

Casos anteriores no Brasil

O caso da passageira de Brasília não foi o primeiro.

Em agosto de 2013, uma mulher foi impedida de embarcar em um voo da Qatar Airways em São Paulo depois que funcionários ouviram o pai dela brincar dizendo que ela “não tinha sido considerada terrorista”.

No mesmo ano, um homem de 64 anos afirmou levar “inflamáveis” e que havia “uma bomba” em sua bagagem. Mesmo sendo brincadeira, ele foi retirado do avião em Recife.

Outros episódios também chamaram atenção:

• Outubro de 2023: um passageiro em Teresina (PI) disse, em tom de brincadeira, que levava uma bomba na bagagem. O avião foi esvaziado e o voo atrasou quatro horas.

• Abril de 2024: dois influenciadores foram retirados de um voo da Latam após dizerem que iriam “soltar uma bomba” no avião, em alusão a uma ida ao banheiro.

Como é no Japão

Situações semelhantes já ocorreram em aeroportos do Japão, segundo a mídia local.

Em 2022, um homem de 75 anos foi considerado suspeito após dizer à tripulação de um voo que tinha uma bomba.

Detido e levado à Promotoria, o passageiro afirmou, durante o interrogatório, que “estava brincando”.

Mesmo assim, o caso foi tratado com extrema seriedade.

No Japão, a conduta pode ser enquadrada como “obstrução de negócios por meios fraudulentos”, conforme o artigo 233 do Código Penal Japonês.

A pena prevista é de até três anos de prisão ou multa de até 500 mil ienes (cerca de R$ 16 mil).

Cuidado com as palavras

A Associação do Sudeste Asiático de Tradutores e Intérpretes Profissionais (SEAProTI), da Tailândia, publicou uma lista de palavras e expressões que não devem ser ditas em aeroportos.

Além de não poder afirmar que tem uma bomba ou mencionar um sequestro, o passageiro deve evitar brincadeiras sobre estar contaminado com vírus mortais ou ações que simulem ameaças, como jogar uma bolsa em um policial e sair correndo — atitude que pode ser interpretada como abandono de item suspeito e perigoso.

Foto: Banco de Imagens

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Wakayama – Como você se sentiria se tivesse um emprego em que cada tarefa fosse repetitiva? Prova...
Por: Redação
O Grupo Mulheres do Brasil Nagoya - Núcleo Nagoya convida para um Workshop on-line sobre Declaraç...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem inúmeros aspectos fascinantes em sua cultura. Mas, além disso, é também...
Por: Antônio Bordin
Fukushima – Às 14h46 do dia 11 de março de 2011, o Japão enfrentou uma catástrofe tripla sem p...
Por: Antônio Bordin
Aichi – A prefeitura de Toyoake (Aichi) informou na quinta-feira (21) que pretende aprovar uma lei...
Por: Redação
Toyama – Nos dias 18, 19 e 20 deste mês será realizada a primeira edição da Hokuriku Internati...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um levantamento feito pela Japan Automobile Federation (JAF) revelou que mais de 40% dos...
Por: Redação
Depois de 16 anos desde sua última apresentação no arquipélago, o músico iniciará turnê pelo ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
Por: Antônio Bordin
Nagano – O Vale de Kiso no sul de Nagano é uma região que mistura belezas naturais com história...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um bom passeio nesta época do ano são os parques que ficam repletos de flores. Embora ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – O governo de Shizuoka planeja abrir a trilha Subashiri no dia 1º de julho, mesma data ...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Um dos festivais mais curiosos do Japão é o Festival Hounen, realizado no dia 15 de mar...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram