Japão planeja subsidiar ações de apoio para estrangeiros nos municípios

2026/04/10 10:39
Compartilhar:

Tóquio – O governo japonês planeja subsidiar ações de municípios que visam ajudar estrangeiros residentes a compreender regras e costumes locais, como a forma correta de separar o lixo. Para isso, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações deverá alterar portarias ministeriais ainda neste ano fiscal.

Segundo o governo, a medida visa promover a "concretização de uma sociedade inclusiva e bem organizada com cidadãos estrangeiros", defendida pela administração da primeira-ministra Sanae Takaichi, noticiou o The Japan News.

Hoje, pelo menos metade dos custos que os municípios utilizam para orientar estrangeiros residentes sobre impostos, seguro social e outros temas é coberta pelo governo central. Mas o aumento do número de estrangeiros no país tem gerado problemas, como é o caso do descarte de lixo nos dias e nas formas corretas.

Parte dos subsídios será destinada para despesas com aulas de japonês, para que os estrangeiros residentes possam compreender as regras.

Haverá assistência financeira também para iniciativas como a formação e contratação de profissionais que transmitam as informações, atuando como intermediários entre as comunidades estrangeiras e os municípios.

O último dado da Agência de Serviços de Imigração no final de 2025 aponta que o Japão já tem 4.125.395 estrangeiros residentes, um recorde pelo quarto ano consecutivo. O número representa um aumento de 356.418 pessoas em relação ao mesmo período do ano anterior, ultrapassando pela primeira vez a marca de 4 milhões.

Foto: Canva
Os recursos serão usados para orientar os estrangeiros sobre regras e costumes locais e também para aulas de japonês

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
O Dia dos Namorados no Japão, diferente do Brasil é comemorado no dia 14 de fevereiro e é chamad...
Por: Redação
HAMAMATSU, JAPÃO — Nos dias 24 e 25 de agosto de 2024, a cidade de Hamamatsu se prepara para rece...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As tradições culturais e religiosas no Japão ganham força com a chegada do Ano Novo....
Por: Antônio Bordin
Fukui – Quando Alessander Kazuo Hirota saiu de sua terra natal, Alta Floresta, no Mato Grosso, há...
Por: Antônio Bordin
Yamanashi - As províncias de Yamanashi e de Shizuoka já estão recebendo os registros de grupos qu...
Por: Redação
Câmara de Comércio Brasileira no Japão realiza o evento há 17 anos Tóquio - A Câmara de Comér...
Por: Antônio Bordin
Wakayama – Uma linha de trem na província de Wakayama enfrentava sérias dificuldades financeiras...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Um dos festivais mais curiosos do Japão é o Festival Hounen, realizado no dia 15 de mar...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram