Todos os 27 mortos no Monte Fuji desde 2023 eram homens

2026/08/17 06:26
Compartilhar:

Yamanashi — Dados das polícias das províncias de Yamanashi e Shizuoka, compilados pelo jornal Asahi, mostram que 24 pessoas morreram no Monte Fuji entre 2023 e 2025. Todos eram homens. Outras três mortes foram registradas desde a abertura da temporada de escalada de 2026 até 7 de agosto, também envolvendo apenas homens. Com isso, o número de mortos desde 2023 chegou a 27.

O médico Fumiaki Iwase, especialista em medicina de emergência que trabalha como voluntário no posto de primeiros socorros da oitava estação da montanha, disse que, embora homens e mulheres procurem atendimento médico em números semelhantes, os casos fatais envolvem principalmente homens de meia-idade e idosos, noticiou o Japan Daily.

Muitas das mortes podem estar relacionadas a problemas de saúde preexistentes dos próprios escaladores, como doenças pulmonares associadas ao tabagismo e condições cardíacas, que aumentam a vulnerabilidade ao mal de altitude.

Especialistas alertam, porém, que muitas pessoas que desejam chegar ao topo do Fuji colocam a própria vida em risco ao enfrentar uma subida extenuante sem dormir o suficiente ou ao insistir na escalada mesmo depois de começar a passar mal.

De acordo com os dados, estes foram os óbitos registrados nos últimos anos:

De acordo com os dados, estes foram os óbitos registrados nos últimos anos:

AnoYamanashiShizuokaTotal
2023358
202441014
2025112
2023 a 202581624
2026, de julho a 7 de agosto213
Total desde 2023101727

O relatório de 2025 da província de Shizuoka registra 45 acidentes envolvendo 45 pessoas no Monte Fuji durante o ano, com uma morte. O mesmo documento informa que o número de mortos caiu em nove em relação a 2024. Portanto, houve 10 mortes no lado de Shizuoka em 2024

A maior parte das mortes ocorreu no lado de Shizuoka, com 16 dos 24 óbitos registrados entre 2023 e 2025.

No lado de Yamanashi, um dos casos ocorreu em julho de 2023 e envolveu a morte de um homem de 71 anos, que perdeu a consciência durante a subida ao Monte Fuji.

Em 2024, o arquivo oficial de julho registra a morte de dois homens no Fuji apenas naquele mês. Um homem de 58 anos morreu no dia 8 após passar mal durante a subida, enquanto outro, de 75 anos, morreu no dia 23 após desmaiar enquanto estava hospedado em uma cabana de montanha.

Em 2025, a Polícia de Yamanashi registrou a morte de um homem de 75 anos no Monte Fuji em 1º de agosto. Ele perdeu a consciência durante a subida e foi transportado por um veículo de esteiras.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Não perca o maior evento do ano! Nos dias 12 e 13 de Outubro, a deslumbrante Tokoname Rinku Beach s...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Todo advogado estrangeiro que queira atuar em sua profissão no Japão precisa ser licen...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Os custos financeiros para quem vive no Japão devem aumentar em cerca de 22.000 ienes por...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Aprender um idioma estrangeiro exige muito esforço e dedicação de qualquer pessoa. Ma...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As regras para andar de bicicleta no Japão se tornarão ainda mais rígidas a partir de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Nissan Motor Co. lançará o novo modelo elétrico Leaf nesta semana. A empresa espera...
Por: Antônio Bordin
Mie – O governo de Mie considera impor penalidades criminais nos casos de assédios de clientes a ...
Por: Antônio Bordin
Brasília/Tóquio – Fazer uma piada em um aeroporto, dizendo que tem uma bomba na bagagem, pode re...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram