Saiba o que diz o governo do Japão sobre a ameaça do vírus Nipah

2026/02/09 08:47
Compartilhar:

Tóquio – O Ministério da Saúde do Japão informou que apesar de um pequeno surto do vírus Nipah na Índia ter ganhado destaque internacional, o risco de propagação no país é baixo.

Duas enfermeiras em Bengala Ocidental, na Índia, foram infectadas em 26 de janeiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas as autoridades locais rastrearam as 196 pessoas com as quais ambas tiveram contato, e seus testes deram negativo para o vírus, publicou o Japan Times.

O Ministério afirma que até o momento não registrou nenhum caso no Japão.

A propagação do vírus ocorre por meio de morcegos frugívoros, que fazem o papel de hospedeiros. O vírus se espalha para outros animais, que infectam humanos.

O vírus Nipah também pode ser transmitido para pessoas que consomem frutas ou sucos contaminados com saliva ou urina de animais infectados, e entre pessoas caso alguém entre em contato com fluidos corporais de um animal infectado.

Os pacientes infectados apresentam sintomas como dor muscular, febre alta, dor de cabeça e dificuldade para respirar. Em casos graves, ocasiona encefalite, que é a inflamação do cérebro, resultando em confusão mental, convulsão e coma, segundo o Tua Saúde.

O Ministério da Saúde tem monitorado a situação e informou que não há nenhum morcego infectado no país, e acrescentou que o vírus não se transmite facilmente entre humanos.

As autoridades de saúde informaram que a taxa de mortalidade entre infectados é de 40% a 75%. Para o Ministério da Saúde, as condições precárias de sistemas de vigilância e de saúde em outras partes do mundo podem ter levado a uma superestimação da letalidade do vírus.

Os primeiros casos de infecção pelo vírus Nipah foram relatados na Malásia em 1998, antes de surgirem posteriormente em Bangladesh, Índia, Filipinas e Singapura.

Mais detalhes sobre o vírus

O Nipah é da família Paramyxoviridae, e é transmitido pelo contato direto com saliva, sangue, urina ou fezes de morcegos infectados.

Em alguns casos a infecção pelo Nipah pode ser assintomática ou causar sintomas leves, semelhantes aos da gripe, e podem desaparecer após três a 14 dias, publicou o Tua Saúde.

Até agora não existe tratamento ou vacina para a infecção causada pelo vírus Nipah. Já existem estudos sobre alguns medicamentos, mas ainda sem resultados conclusivos. O médico pode indicar repouso, hidratação, realização de ventilação mecânica ou tratamento dos sintomas.

Mas algumas medidas preventivas também são válidas, como evitar contato com animais potencialmente infectados, como morcegos, porcos; não consumir carne de animais que possam ter sido infectados, quando não estão devidamente cozidas; evitar comer a seiva de tamareira crua ou frutas que possam estar sujas por morcegos; higienizar as mãos após ter contato com animais; usar máscaras e luvas quando estiver em contato com pessoas infectadas pelo Nipah.

Foto: Reprodução

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Tóquio - Muitos turistas que visitam o Japão conseguem economizar o valor do imposto de consumo, e...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Ministério da Justiça propôs recentemente a adoção de critérios numéricos para in...
Por: Redação
Homenagem acontece no próximo dia primeiro de abril, veículos de imprensa voltados para comunidade...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Os subsídios do governo japonês aos combustíveis correm o risco de acabar em dois mes...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Partido Liberal Democrata (PLD) está discutindo no Parlamento, junto a outras siglas,...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Shizuoka – O Yahoo publicou uma nota sobre o caso de um brasileiro que foi preso após invadir o t...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram