Forte tremor no norte do Japão provoca alerta de tsunami

2026/04/20 17:39
Compartilhar:

Iwate – Um forte tremor de magnitude 7,4 foi registrado às 16h53 desta segunda-feira (20) na região de Sanriku, na província de Iwate, norte do Japão.

A intensidade foi de 5 mais, provocando alerta de tsunami para as províncias de Iwate e parte de Hokkaido. Um aviso foi emitido para Aomori, Miyagi e Fukushima. O epicentro foi a 10 km na costa de Sanriku.

O tremor foi sentido com maior ou menor intensidade nas províncias de Iwate, Miyagi, Hokkaido, Akita, Yamagata, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Tóquio, Kanagawa, Niigata, Yamanashi, Ishikawa, Shizuoka, Nagano, Aichi, Toyama, Gifu, Mie e Shiga.

As primeiras ondas, de 3 metros, chegaram à costa do Pacífico em Hokkaido, Aomori e Iwate. Em outras partes destas províncias, incluindo Miyagi e Fukushima, foram registradas ondas de 1 metro. O canal da NHK no YouTube emitiu alerta sobre a chegada das ondas.

As autoridades alertaram os moradores e trabalhadores na costa destas províncias a buscar refúgio em locais altos.

A operadora do trem-bala Tohoku Shinkansen informou que o serviço foi suspenso entre a estação de Tóquio e a estação Shin-Aomori em razão do tremor.

Foto: Reprodução/JMA/Com IA

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Trusco Nakayama Corporation produziu uma espécie de "geladeira humana" (Do hie mon bo...
Por: Redação
Os jovens questionadores que buscam respostas sobre autoconhecimento e realização pessoal encontra...
Por: Redação
Em Mie ken, Japão, ocorreu o primeiro evento de conexão feminina, intitulado "Despertar", organiza...
Por: Antônio Bordin
Brasília – O Brasil vai muito mal das pernas com relação à corrupção. O país recebeu a pior...
Por: Antônio Bordin
Washington/Tóquio – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou a primeira-ministra S...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A taxa de aprovação no teste exigido para conversão de carteiras de motorista estrang...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O número de locais no Japão com temperaturas de 35 °C ou mais poderá se aproximar de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão lançou diversas novidades em termos de equipamentos, soluções urbanas e tecn...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram