Pesquisa: 38% dos jovens japoneses confiam em informações das redes sociais

2026/09/18 08:41
Compartilhar:

Tóquio – Uma pesquisa de opinião mostrou que, quanto mais jovens os japoneses, maior é a confiança nas informações publicadas nas redes sociais. Outro ponto levantado pelo estudo é que a confiança no conteúdo encontrado nessas plataformas está associada a uma maior adesão a determinadas opiniões consideradas extremas.

O levantamento foi realizado em nível nacional pelo jornal The Yomiuri Shimbun e pelo Instituto de Ciências Sociais Avançadas da Universidade de Waseda.

A pesquisa mostrou que praticamente uma em cada quatro pessoas confia nas informações publicadas nas redes sociais.

Os pesquisadores perguntaram até que ponto os entrevistados confiam em informações obtidas em plataformas como X e YouTube sobre política, problemas sociais e outros acontecimentos.

Ao todo, 24% dos entrevistados disseram confiar nessas informações, incluindo aqueles que responderam confiar até certo ponto. Já 74% disseram não confiar nesses conteúdos, incluindo os que afirmaram confiar muito pouco.

A pesquisa mostrou ainda que a proporção dos que confiam nas informações publicadas nas redes sociais foi maior entre os jovens, chegando a 38% entre pessoas de 18 a 39 anos. O percentual foi de 28% entre os entrevistados de 40 a 59 anos e caiu para 14% entre aqueles com 60 anos ou mais.

Outro ponto da pesquisa foi avaliar se os entrevistados concordavam ou discordavam de determinados pontos de vista, com o objetivo de mensurar até que ponto opiniões consideradas extremas sobre política e sociedade, disseminadas nas redes sociais, são aceitas pela população.

Por exemplo, 11% concordaram com a ideia de que o governo pode emitir quantos títulos públicos forem necessários para cobrir o déficit, porque as finanças públicas do Japão não entrarão em colapso.

O índice foi de 8% entre os entrevistados que desconfiam das informações das redes sociais, mas chegou a 23% entre aqueles que confiam nesses conteúdos, aproximadamente o dobro da média geral.

Outro ponto é que 12% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que não é necessário reduzir a emissão de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e metano, para enfrentar o aquecimento global. A proporção chegou a 22% entre aqueles que confiam nas informações das redes sociais, também acima da média geral.

A pesquisa mostrou uma clara divisão quando os entrevistados foram questionados sobre a política diplomática do Japão em relação à China.

Os que apoiaram uma postura mais moderada, para evitar prejuízos às relações econômicas entre os dois países, somaram 49%. Outros 48% defenderam que o governo adote uma posição mais dura em relação à China, mesmo que isso prejudique os laços econômicos.

Entre os entrevistados que apoiam o governo da primeira-ministra Sanae Takaichi, 53% defenderam uma postura mais dura em relação à China, enquanto 44% preferiram uma abordagem moderada.

Já entre os que não apoiam o governo, 57% preferiram uma postura moderada e 40% defenderam uma linha mais dura.

Segundo a pesquisa, 69% das pessoas acreditam que a assistência econômica concedida pelo governo a países emergentes e em desenvolvimento atende aos interesses nacionais do Japão, percentual muito superior aos 27% que disseram não pensar dessa forma.

A proporção dos entrevistados que consideram que esse tipo de assistência atende aos interesses nacionais foi maior entre as gerações mais velhas. O índice chegou a 74% entre pessoas com 60 anos ou mais, ficou em 68% entre aquelas de 40 a 59 anos e em 58% entre os entrevistados de 18 a 39 anos.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – As fraudes especiais no Japão causam prejuízos de cerca de ¥ 1 bilhão por dia. O ele...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Nagoya Ramen Festival 2026 será realizado até o dia 23 de fevereiro, no parque Hisaya ...
Por: Portal Japão
Osaka – Entre esta sexta-feira (20) e o próximo sábado (28), o Pavilhão do Brasil na Expo 2025 ...
Por: Antônio Bordin
Canadá - Um voo da companhia Porter Airlines, de Victoria, na Colúmbia Britânica, para Toronto, p...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Aprender um idioma estrangeiro exige muito esforço e dedicação de qualquer pessoa. Ma...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Mais de 180 milhões de e-mails e senhas de usuários de serviços como Gmail, Ou...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Um corpo celeste vem chamando a atenção dos astrônomos: o “3I/Atlas”. Algu...
Por: Redação
No Japão a temporada de verão são os meses de junho, julho, agosto e setembro. Esta estação com...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram