Exposição em Tóquio celebra Osamu Tezuka, o ‘deus do mangá’

Tóquio – Os fãs do mestre do mangá Osamu Tezuka (1928-1989) têm até o dia 24 de novembro para visitar a exposição “Save the Glass Earth”, em cartaz no Museu de Mangá Tokiwaso, na capital japonesa.
Instalado em um antigo apartamento que abrigou artistas consagrados, o museu apresenta um percurso pela trajetória de Tezuka, começando por seus primeiros esboços de infância.
Segundo o Time Out, a mostra reúne mais de 100 obras originais, incluindo trechos de “Phoenix”, “Metropolis”, “Black Jack” e, claro, de seu personagem mais icônico, Astro Boy.
Conhecido como “o deus do mangá”, Tezuka abordava em suas criações temas como questões ambientais, a essência da humanidade e o valor da vida. Seu estilo simples, mas altamente expressivo, transmite sinceridade e sensibilidade. Para Matsutani Takayuki, presidente da Tezuka Productions, o artista foi um visionário cujas ideias ultrapassaram o tempo e o espaço. Veja as obras em destaque:
Astro Boy
Publicada entre 1952 e 1968, a série de ficção científica narra a vida de Atom, um robô humanoide com força equivalente a 100 mil cavalos de potência. Criado pelo Dr. Tenma após perder o filho em um acidente, Atom é rejeitado por não crescer como um humano e acaba vendido a um circo. Mais tarde, é libertado pelo Dr. Ochanomizu e se torna símbolo da luta pelos direitos dos robôs em uma sociedade futurista.
Black Jack
Serializado entre 1973 e 1984, apresenta a história de um cirurgião sem licença, mas genial, que realiza procedimentos milagrosos em pacientes terminais. Apesar de salvar vidas, cobra valores exorbitantes, o que o afasta da comunidade médica. Ao lado de sua assistente Pinoko, Black Jack mantém sua clínica isolada em um deserto, mas continua sendo a última esperança para muitos.
Kimba, o Leão Branco (Jungle Emperor Leo)
Publicado entre 1950 e 1954, é considerado um marco nas narrativas que exploram a relação entre natureza e humanidade. A saga acompanha Leo, um leão branco que sobrevive após a morte de seus pais e cresce entre humanos, até retornar à África para cumprir seu destino como Imperador da Selva.
A Princesa e o Cavaleiro (Ribon no Kishi)
Entre 1953 e 1956, Tezuka também inovou no mangá shoujo com a história da princesa Safiri, nascida com a mente de menino e de menina devido às travessuras do anjo Tink. Criada como príncipe para herdar o trono, Safiri enfrenta intrigas e desafios, tornando-se uma heroína pioneira na representação feminina nos quadrinhos japoneses.
Serviço
Save the Glass Earth – Obras de Osamu Tezuka
Até 24 de novembro, das 10h às 18h (última entrada às 17h30). Fecha às segundas-feiras (ou às terças, se a segunda for feriado).
Local: Tokyo-to Toshima Minami-Nagasaki 3-9-22 Minami-Nagasaki (acessível pelas estações Shiinamachi, Ochiai-minami-nagasaki, Higashi-Nagasaki).
Reservas: https://tokiwasomm.jp/reserve/?exhibition_id=26&lang=ja







































