Mais de 8 mil crianças estrangeiras podem estar fora da escola no Japão

2025/10/06 07:17
Compartilhar:

Tóquio – Dados do Ministério da Educação do Japão mostram que mais de 1.000 crianças estrangeiras não estavam matriculadas em escolas locais ou internacionais em maio de 2024.

A situação preocupa as autoridades, que continuam os esforços para compreender melhor a realidade dessas crianças e garantir oportunidades educacionais em todo o país, segundo a agência Kyodo.

No Japão, o ensino para crianças estrangeiras não é obrigatório, mas elas podem frequentar gratuitamente escolas públicas de ensino fundamental e médio, assim como as japonesas, conforme os Pactos Internacionais de Direitos Humanos.

O levantamento revelou 1.097 crianças sem matrícula, número superior ao registrado em 2023 (970) e em 2019 (630), quando o governo realizou esse tipo de pesquisa pela primeira vez.

Foram analisados todos os 1.741 municípios do país. Destes, 74% (1.288) tinham crianças estrangeiras registradas como residentes. O número de crianças em idade escolar fundamental ou média aumentou em 12.663 em relação à pesquisa anterior, alcançando 163.358.

Entre elas, mais de 7.000 tiveram situação não confirmada. Somando os casos sem matrícula e os não verificados, o Ministério estima que 8.432 crianças estrangeiras podem estar fora da escola.

Esse número representa queda significativa em comparação a cerca de 19.000 crianças apontadas na primeira pesquisa.

Em comunicado, o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia declarou:

"Informaremos as secretarias de educação sobre a situação à medida que ela se tornar mais clara, para garantir o direito à educação das crianças."

Segundo o governo, moradores geralmente recebem informações sobre recursos escolares ao se registrarem em um município. Nesses casos, autoridades locais ligam, visitam residências ou enviam guias de admissão para crianças não matriculadas ou com status indefinido.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
JPLT - N3 MAGOMUSUME - 孫娘 - neta GIRI NO MUSUME - 義理の娘 - nora, enteada INAKA MUSUME - ...
Por: Redação
SAMUGARI - 寒がり - pessoa muito sensível ao frio KANKI -  寒気 - ar frio, frieza KANTEN - ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Onze organizações que defendem os direitos humanos dos estrangeiros emitiram uma decla...
Por: Antônio Bordin
Osaka – Autoridades alfandegárias descobriram uma grande quantidade de iPhones falsos no Aeroport...
Por: Redação
Tóquio - O Japão registrou em 2023 um total de 719.351 casos de ijime (いじめ), termo traduzido...
Por: Redação
HIKUI HANA - 低い鼻 - nariz achatado [curto] SAITEI - 最低 - menor, pior, mais baixo, menor, m...
Por: Redação
KAKUCHI - 各地 - cada local ou região, vários locais ou regiões KAKUI -  各位 - termo usado ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A primeira-ministra Sanae Takaichi está considerando como responder ao chamado do presi...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram