2025 pode igualar 2023 como o segundo ano mais quente já registrado

Compartilhar:

Paris – O mundo deverá registrar seu segundo ano mais quente da história em 2025, empatando com 2023 após níveis históricos registrados no ano passado.

Segundo dados do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (SMCC), as temperaturas globais deverão ficar 1,5º C acima dos níveis pré-industriais, que é o limite considerado mais seguro no Acordo de Paris de 2015, conforme a AFP.

Os termômetros marcaram temperaturas subindo 1,48°C, em média, entre janeiro e novembro, ocasionando um “empate” com as de 2023, tornando 2025 o segundo ano mais quente já registrado, segundo o SMCC.

Novembro passado foi o terceiro mais quente já registrado, com 1,54°C acima dos níveis pré-industriais, segundo o Copernicus, com a temperatura média do ar na superfície atingindo 14,02° C.

Embora pareçam pequenos esses aumentos, os cientistas alertam que já há mudanças no clima, tornando tempestades, inundações e outros desastres mais intensos e frequentes.

Segundo o monitor, novembro foi marcado por uma série de eventos climáticos extremos, incluindo ciclones tropicais no Sudeste Asiático, que causaram inundações catastróficas generalizadas e perda de vidas.

Na Ásia, as Filipinas foram atingidas por tufões consecutivos que mataram cerca de 260 pessoas em novembro, enquanto a Indonésia, a Malásia e a Tailândia foram atingidas por inundações massivas.

A temperatura média global para o outono no hemisfério norte, de setembro a novembro, também foi a terceira mais alta já registrada, depois de 2023 e 2024.

Segundo o SMCC, as temperaturas estiveram acima da média em todo o mundo, especialmente no norte do Canadá, no Oceano Ártico e na Antártida. Enquanto isso, os eventos que discutem o clima fracassaram em decidir por alguma mudança.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No dia 24 de abril, às 19h, o violonista brasileiro João Camarero se apresentará no S...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A decisão da primeira-ministra Sanae Takaichi de dissolver a Câmara dos Representantes...
Por: Antônio Bordin
Osaka – A cidade de Osaka está abrigando o que já vem sendo chamado de “cemitério de ônibus ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Dirigir em estradas com neve exige extremo cuidado. Mas as vias nesta época escondem um...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Parece brincadeira, mas a ciência já demonstrou que imaginar um movimento físi...
Por: Antônio Bordin
São Paulo – A Polícia Federal emitiu um alerta sobre um golpe digital que tem como alvo brasilei...
Por: Redação
Expandindo Horizontes Profissionais com a BBG ÁSIA Nagoya, Japão — A Brazilian Business Group As...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa do governo revelou que 10% dos trabalhadores querem trabalhar mais horas do...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram