Japão quer colocar caminhões autônomos nas estradas até 2028

2026/08/07 14:36
Compartilhar:

Tóquio – O Japão planeja realizar testes com caminhões autônomos entre bases logísticas específicas para avaliar sua viabilidade comercial. As rotas incluirão vias expressas e estradas comuns.

Ainda neste ano fiscal, que termina em março de 2027, o governo selecionará as rotas e as empresas que participarão dos testes em condições reais, publicou o jornal Yomiuri Shimbun.

Como a condução autônoma em vias comuns exige recursos tecnológicos mais avançados do que nas vias expressas, o governo concluiu que os testes nesses trechos serão essenciais para a criação de redes de distribuição de longa distância com caminhões autônomos.

Um dos principais desafios será desenvolver uma tecnologia capaz de considerar não apenas os demais veículos, mas também a presença de pedestres e ciclistas no trajeto entre a saída de uma via expressa e uma base de distribuição.

Com base nos dados e nas conclusões obtidas durante os testes, o governo pretende viabilizar comercialmente caminhões com direção autônoma de nível 4, que permite a condução totalmente automatizada sob condições específicas, possivelmente no ano fiscal de 2028.

Os testes deverão ser realizados nas regiões metropolitanas de Tóquio, Chubu e Kansai.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria contratará empresas para realizar os estudos necessários. O órgão também selecionará as rotas com base em critérios como boa visibilidade das vias e pequena distância entre a saída da rodovia expressa e a base logística.

Desde março de 2025, há uma faixa prioritária para veículos autônomos entre as áreas de serviço Surugawan-Numazu e Hamamatsu, na Rodovia Shin-Tomei. Nesse trecho, o governo realiza, em parceria com empresas do setor privado, testes com veículos equipados com direção autônoma de nível 2, nos quais um motorista pode assumir o controle quando necessário.

Para viabilizar o transporte de longa distância com caminhões autônomos de nível 4, o governo também realiza testes entre áreas de serviço ao longo das vias expressas.

A Mitsubishi Estate Co. e outras empresas do setor começaram a desenvolver um sistema que dispensa o uso de vias comuns, por meio da construção de bases de distribuição ligadas diretamente às saídas das vias expressas. No entanto, a maior parte dessas bases deverá ser concluída apenas na década de 2030, e há poucos locais adequados para esse tipo de estrutura.

Foto: Esta é uma imagem gerada por IA criada exclusivamente para fins ilustrativos

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O McDonald’s Co. anunciou nesta segunda-feira (27) que eliminará o uso de canudos de ...
Por: Portal Japão
Quando se fala do Japão contemporâneo é praticamente inevitável não perceber a marcante influê...
Por: Antônio Bordin
Miyagi – O Japão é marcado por grandes montanhas, as quais muitos japoneses e estrangeiros se pr...
Por: Redação
Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) presta essa homenagem para a primeira mulher Presid...
Por: Antônio Bordin
Osaka – Ao longo do mês de agosto, o Pavilhão Brasil na Expo Osaka 2025 receberá uma série de ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa Wave Dash Co. Ltd divulgou o resultado de uma pesquisa sobre “Cidades para as ...
Por: Redação
Nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2024, Tóquio será palco da SCAJ 2024, o maior e mais influente ...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – Uma pesquisa revelou que o número de estudantes do ensino fundamental que são contra o J...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram