Clínica em Tóquio cria ambulatório para tratar casos de ‘demência por smartphone’

Tóquio – A clínica neurológica Kanamachi Ekimae, em Tóquio, abriu recentemente um “Ambulatório de Demência por Smartphone”, condição também conhecida como “demência digital”. O serviço tem como objetivo atender pessoas que apresentem declínio cognitivo temporário devido ao uso excessivo de celulares.
A chamada “demência por smartphone” é uma condição que se desenvolve em indivíduos que utilizam celulares – e outros dispositivos digitais – por períodos prolongados, segundo a Kyodo News.
O uso excessivo de telas pode reduzir a estimulação do córtex frontal do cérebro — responsável pelo pensamento de ordem superior — e levar a comprometimento cognitivo duradouro.
O termo “demência digital” foi cunhado originalmente pelo neurocientista alemão Manfred Spitzer. Diferentemente da demência relacionada à idade, essa condição pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo jovens.
Diante do aumento de casos, a clínica decidiu abrir um ambulatório especializado para oferecer diagnóstico e tratamento precoce. As consultas também são oferecidas online, permitindo o atendimento a pacientes em todo o Japão.
Durante a avaliação, os médicos investigam os sintomas relatados e aplicam testes específicos, incluindo escalas de demência e outros métodos de diagnóstico. A partir dos resultados, podem recomendar mudanças na rotina de uso do smartphone, ajustes no estilo de vida, estratégias de gerenciamento do tempo e, quando necessário, prescrever medicação ou outros tratamentos.
Sinais de alerta apontados pela clínica incluem:
- Manter o smartphone sempre em mãos;
- Dificuldade em lembrar nomes de pessoas rapidamente;
- Esquecer como escrever ideogramas (semelhante a esquecer a ortografia na língua materna);
- Necessidade de tirar fotos para lembrar de tarefas;
- Sensação constante de privação de sono;
- Falta de motivação;
- Baixa capacidade de organização em atividades cotidianas.
Outros sintomas relacionados
Segundo o Exploding Topics, com base em dados da Statista, Newzoo e outras fontes, quase três quartos da população dos 10 principais países desenvolvidos possuem um smartphone. Atualmente, existem mais de 7,2 bilhões de aparelhos em uso no mundo, número que deve chegar a 8,064 bilhões em 2029.
Entre tantos usuários, podem surgir outros sintomas, como:
- Déficits de atenção;
- Esquecimentos frequentes;
- Falta de foco;
- Baixa capacidade de concentração;
- Má postura;
- Instabilidade emocional.
Outro aspecto da demência digital é o isolamento social. Os hábitos digitais podem levar a um estado de solidão ou desconexão, já que, embora os dispositivos promovam conexões virtuais, reduzem as interações presenciais e os relacionamentos significativos.
Esse isolamento pode gerar sintomas adicionais, como depressão, ansiedade, isolamento emocional e afastamento da família ou da comunidade.
Prevenção
As principais medidas de prevenção incluem:
- Limitar o tempo de tela;
- Praticar atividades ao ar livre regularmente;
- Envolver-se em hobbies criativos ou sociais.
Foto: Canva







































