ANA e JAL deverão elevar sobretaxa de combustível em voos internacionais

2026/04/02 09:06
Compartilhar:

Tóquio – Com a elevação dos preços do combustível de aviação graças ao conflito no Oriente Médio, as companhias All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL) deverão subir as sobretaxas de seus voos internacionais a partir de junho, publicaram a Kyodo e a Jiji Press.

No caso da ANA, as sobretaxas de combustível, aplicadas em separado do valor das passagens no caso de voos para a Europa e América do Norte em junho e julho, deverão chegar a 55.000 ienes, representando um aumento de 23.100 ienes em relação a abril e maio. E a JAL deve elevar sua sobretaxa em 21.000 ienes, para 50.000 ienes.

Nos voos com destino a Taiwan e China, a sobretaxa da ANA deverá chegar a 14.300 ienes, e a da JAL subirá para 12.400 ienes. Destinos como Coreia do Sul e Rússia terão sobretaxa de 6.500 ienes na ANA, e 5.900 ienes no caso da JAL.

O querosene de aviação é gerado a partir do refino do petróleo bruto. Seu preço mais que dobrou no mercado de Singapura em março em comparação aos níveis antes do conflito.

Segundo a Kyodo, as sobretaxas de combustível são calculadas com base no preço médio do querosene a cada dois meses. Os valores de fevereiro e março são refletidos nas tarifas de junho e julho.

Mitsuko Tottori, presidente da JAL, disse que o combustível de aviação representa cerca de 25% do custo total e, se essa situação persistir por um mês, os custos aumentarão em cerca de 30 bilhões de ienes.

Tanto a ANA quanto a JAL e a Skymark Airlines estudam introduzir esse sistema a partir da primavera de 2027 em voos domésticos, para lidar com o aumento nos preços do petróleo bruto.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Pequim/Tóquio - Após as declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi sobre Taiwan, que irrita...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O premiado violonista Fabio Zanon fará apresentações no Japão no mês de outubro. El...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Apesar do avanço da digitalização dos serviços públicos no Japão, mais de 90% dos go...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Se no seu celular chegar uma mensagem vinda de um tal “WhtsApp”, contendo um link e ...
Por: Silvio Mori
O craque Zico, inaugurou no Japão, mais uma escola de futebol da sua rede, a Zico 10.  A solen...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Várias cidades do Japão realizam festivais com destaque para as hortênsias. Alguns de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Quando um museu divulga uma exposição com obras de grandes pintores, essa é uma oport...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa Recruit Co. Ltd. informou na segunda-feira (17) que encerrará os serviços de r...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram