Após deposição de Maduro, EUA mantém Delcy Rodríguez no comando interino da Venezuela

Venezuela – A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, deverá assumir a presidência interina do país após a captura do ditador Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump, fez um alerta: “Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o próprio Maduro”, disse à revista The Atlantic neste domingo (4).
Após a deposição de Maduro, a Suprema Corte da Venezuela ordenou que Rodríguez assuma os poderes e deveres de presidente interina. Os militares venezuelanos criticaram a operação dos EUA e reafirmaram apoio para que Rodríguez comande o país de forma interina, segundo publicaram CNN e Bloomberg.
Trump recebeu críticas de sua base de apoiadores devido à intervenção na Venezuela. O líder dos Estados Unidos explicou sua posição: “Sabe, reconstruir e mudar o regime, chame como quiser, é melhor do que a situação atual. Não pode piorar”, afirmou.
Rodríguez, por sua vez, denunciou a intervenção dos EUA como “bárbara” e um “sequestro”. Trump disse que ela faria uma parceria com Washington para “tornar a Venezuela grande novamente”. A Casa Branca, no entanto, deu poucos detalhes sobre como o país produtor de petróleo, com cerca de 30 milhões de habitantes, será administrado. O nome do secretário de Estado, Marco Rubio, foi citado como possível figura central no processo de transição.
Trump afirmou que está focado no petróleo venezuelano e que sua decisão de depor Maduro foi motivada pela convicção de que os Estados Unidos construíram a indústria petrolífera da Venezuela, a qual o regime socialista teria “roubado”.
O fato de Trump não ter dado à oposicionista María Corina Machado a chance de assumir o poder mostra que ele preferiu conceder a Rodríguez e a aliados de Maduro uma segunda oportunidade.
Enquanto isso, Maduro, acusado de conspiração de narcoterrorismo, entre outros crimes, deverá comparecer nesta segunda-feira (5) ao tribunal federal de Manhattan, em Nova York, segundo um funcionário do Departamento de Justiça.
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Gustavo Petro, criticaram a ação dos Estados Unidos. No domingo (4), o Ministério das Relações Exteriores do Japão divulgou uma nota sobre a situação na Venezuela, afirmando apenas que Tóquio tem “enfatizado consistentemente o respeito aos princípios do direito internacional dentro da comunidade internacional”.
Foto: Reprodução/Instagram de Donald Trump
Ditador Nicolás Maduro







































