
Shikoku – Um grupo de ciclistas brasileiros organizará um passeio pela Shimanami Kaido nos dias 20 e 21 de setembro. Considerada um dos pontos turísticos mais bonitos do Japão, a ciclovia exige preparo físico: são cerca de 70 km de percurso.
O evento é promovido pelo grupo Ciclistas e Corredores no Japão (CCJ), que divulgou o convite pelas redes sociais. Segundo Diego Cipriano, um dos idealizadores, esta será a quinta edição do passeio, que começa em Onomichi (Hiroshima) e termina em Imabari (Ehime), na região de Shikoku.
“Pedalo há cerca de 30 anos e conheço muitas regiões do Japão. Mas nunca vi um lugar tão bonito e bem estruturado para ciclistas como a Shimanami Kaido. É destino certo de ciclistas do mundo inteiro”, afirma Diego.
Toda a região é voltada ao cicloturismo, com hospedagens, restaurantes e lojas especializadas no atendimento a ciclistas — incluindo aluguel de bikes, até mesmo elétricas. Algumas lojas de conveniência oferecem estacionamento para bicicletas e vendem peças de reposição.
Outro atrativo da região é a rica produção de cítricos. A gastronomia local surpreende com opções como lamen de limão, sorvete de sal e suco de laranja natural a preços bem acessíveis.
A Shimanami Kaido conecta ilhas por meio de sete pontes. É possível cumprir os 70 km da ciclovia, ou se aventurar por trilhas extras em cada ilha, o que pode elevar o trajeto a até 200 km, segundo Diego.
Para participar, é preciso ter bom condicionamento físico. O ponto de encontro será em um estacionamento coberto em Onomichi, com banheiros e área para banho, próximo a um ferry e a um shopping center.
A bicicleta pode ser de qualquer tipo, desde que atenda às normas de trânsito e esteja equipada com sinalização dianteira e traseira. É obrigatório o uso de capacete, além de itens como câmara de ar reserva, ferramentas específicas e seguro. Caso a bicicleta apresente problemas, há opção de aluguel no local. “O mais importante é que cada participante seja autossuficiente e responsável”, alerta Diego.
Não é necessário confirmar presença — basta chegar e participar. Mais informações podem ser encontradas na página do CCJ no Facebook, na aba Eventos.
Um dos pontos altos do passeio será a subida até o mirante Kirosan, na ilha de Oshima, antes da última ponte do trajeto, a Kurushima. “A paisagem ali é simplesmente a mais linda que já vi”, garante Diego.
A expectativa é reunir ciclistas de diversas províncias, como Shimane, Hiroshima, Ehime, Shiga, Fukui e Kanagawa. “Esse passeio virou tradição. É uma forma de mostrar que o Japão tem lugares incríveis para explorar. Faremos pausas para fotos, lanches e contemplação. Será um passeio tranquilo, mas exige preparo físico”, conclui.
Serviço
Ciclismo na Shimanami Kaido
Dias: 20 e 21 de setembro
Informações:
Instagram: https://www.instagram.com/3_p_cycling/
Facebook: https://www.facebook.com/groups/ciclistasecorredoresnojapao da CCJ - Ciclistas e Corredores no Japão
Foto: Banco de Imagens
Vista geral da Shimanami Kaido
Fotos: Diego Cipriano/Cedidas

Diego Cipriano, um dos idealizadores do passeio pelo CCJ

Lamen de limão é um dos pratos típicos da região

Vista do mirante Kirosan, na penúltima ilha da Shimanami Kaido