JR Central define novo design dos trens maglev com assentos não reclináveis

2025/10/14 07:56
Compartilhar:

Aichi – A Central Japan Railway Co. informou que os trens da nova linha maglev de alta velocidade, que circularão entre Tóquio e Nagoya (Aichi), terão assentos fixos, sem reclinação. Segundo a operadora, o objetivo é maximizar o espaço destinado aos passageiros.

A empresa explicou que os encostos, fixados em 15 graus, não comprometerão o conforto durante a viagem, estimada em 40 minutos, na linha Linear Chuo Shinkansen, ainda em construção. O trajeto ligará as estações Shinagawa, em Tóquio, e Nagoya, na região de Tokai, conforme informações da agência Kyodo.

O tempo de deslocamento será reduzido para menos da metade em comparação com os atuais trens-balas que operam nesse percurso. O maglev utiliza tecnologia de levitação magnética supercondutora e poderá atingir até 500 quilômetros por hora.

A operadora instalou os assentos fixos no M10, um vagão de testes do trem maglev, cujo exterior foi apresentado à imprensa em julho. O modelo comercial será desenvolvido a partir desse protótipo, com especificações finais a serem definidas após novas avaliações. As versões anteriores possuíam assentos reclináveis.

De acordo com a empresa, os novos assentos são mais simples de fabricar e mais finos, permitindo maior espaço para acomodar malas e bagagens volumosas aos pés dos passageiros. A operadora afirma ainda que o assento será mais macio do que o dos trens da Tokaido Shinkansen, distribuindo o peso de forma uniforme.

A JR Central anunciou, em 2024, a desistência do plano de inaugurar o trecho Tóquio–Nagoya em 2027, em razão de uma disputa sobre a construção de um segmento na província de Shizuoka. O início das operações pode ser adiado para 2034 ou mais tarde. A previsão é que a linha seja posteriormente estendida até Osaka, no oeste do Japão.

Foto: Reprodução/Central Japan Railway Co.
Interior do M10, vagão de testes do trem maglev da Linear Chuo Shinkansen

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Yayoi Kusama, artista japonesa reconhecida mundialmente, morreu aos 97 anos por falênci...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Na intenção do governo de focar parte de suas políticas nos estrangeiros residentes, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As inscrições para a segunda prova de 2026 do Teste de Proficiência em Língua Japone...
Por: Redação
O gabinete federal do Japão criou uma página especial com todos os dados oficiais e informações ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As tradições culturais e religiosas no Japão ganham força com a chegada do Ano Novo....
Por: Redação
De 1º a 3 de novembro de 2024, o comediante brasileiro Léo Lins fez sua turnê “Peste Branca” ...
Por: Redação
10 grandes empresas de energia elétrica anunciaram a redução para janeiro de 2023, com o apoio do...
Por: Redação
Osaka – Policiais da Delegacia de Naniwa, da Polícia da Província de Osaka, distribuíram gratui...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Redação
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram