Parlamento confirma Sanae Takaichi como a primeira mulher a liderar o país

Tóquio – O Parlamento japonês elegeu Sanae Takaichi como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do país nesta terça-feira (21), em Tóquio. A líder do Partido Liberal Democrata (PLD) venceu com o apoio de seu novo parceiro de coalizão, o Partido da Inovação do Japão (JIP), em meio a um cenário de forte instabilidade política.
O PLD firmou o acordo de coalizão com o JIP na segunda-feira (20), após o antigo aliado Komeito encerrar uma parceria de longa data. Apesar da nova aliança, que garantiu maioria expressiva na Câmara Baixa, Takaichi já era considerada praticamente eleita, pois os partidos de oposição não conseguiram chegar a um consenso para apresentar um candidato único, segundo a agência Kyodo.
A nova primeira-ministra deverá agora formar seu gabinete, e há indicações de que convidará o parlamentar do PLD Satsuki Katayama para o Ministério das Finanças, já que ambos compartilham posições conservadoras em questões fiscais.
A composição do gabinete deve refletir a intenção de Takaichi de projetar uma imagem de renovação e de ampliar a presença feminina em cargos-chave do governo liderado pelo PLD.
Entre os nomes cotados, estão a parlamentar Kimi Onoda, também do PLD, para o Ministério da Segurança Econômica, e Ryosei Akazawa, principal negociador das tarifas do Japão com os Estados Unidos, para o Ministério do Comércio, a fim de garantir continuidade nas negociações bilaterais.
Uma fonte ligada ao PLD afirmou que Takaichi deverá oferecer cargos de destaque aos quatro adversários que enfrentou na disputa pela liderança do partido, em outubro, como gesto político para reforçar a unidade interna.
Segundo a mesma fonte, Takaichi pretende nomear Shinjiro Koizumi como ministro da Defesa e Toshimitsu Motegi como ministro das Relações Exteriores. Ambos foram seus rivais na corrida pela liderança do PLD.
Yoshimasa Hayashi, atual secretário-chefe de Gabinete, poderá assumir o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, enquanto Takayuki Kobayashi já foi confirmado como chefe de políticas do PLD.
Outros nomes considerados próximos à nova premiê, como Hitoshi Kikawada, ex-vice-ministro sênior do Gabinete, e Jiro Akama, ex-vice-ministro sênior do Ministério de Assuntos Internos, também são vistos como potenciais integrantes do novo governo, segundo fontes do partido
Apesar da força da coalizão, o PLD e o JIP — também conhecido como Nippon Ishin — não detêm maioria na Câmara Alta, o que obrigará Takaichi, defensora da segurança nacional e da disciplina fiscal, a buscar apoio de outras legendas da oposição para aprovar projetos de lei.
Mesmo com a aliança formalizada, é improvável que membros do Nippon Ishin assumam cargos ministeriais no governo de Takaichi, devendo atuar apenas em funções consultivas.
Foto: Reprodução/NHK
Sanae Takaichi é a primeira-ministra eleita do Japão
































