Operadoras no Japão adiam lançamento de celulares com prefixo 060

Tóquio – As operadoras de telefonia móvel no Japão vão adiar a oferta de números de celular com o prefixo 060, que estava prevista para ocorrer a partir de julho. A decisão foi anunciada pelas operadoras NTT Docomo, KDDI, SoftBank, Rakuten Mobile e Okinawa Cellular Telephone.
As empresas alegam que as atualizações dos sistemas, incluindo as relacionadas à exibição dos números de telefone nas telas dos aparelhos, estão mais lentas do que o esperado, noticiou a Jiji Press.
Já o Ministério das Comunicações solicitou que as operadoras comecem a emitir os números com o novo prefixo ainda no atual ano fiscal, que terminará em março de 2027.
A liberação de números de telefone iniciados por 060 se deve ao fato de os atuais prefixos 090, 080 e 070 estarem se esgotando em razão da alta demanda por celulares.
A decisão de liberar o prefixo 060 foi tomada pelo ministério em dezembro de 2024, diante de uma possível escassez de números de telefone celular.
Prefixos esgotados
Foi em 1999 que o Japão passou a ter 11 dígitos nos números de telefone celular. O primeiro prefixo foi o 090. Em 2002, foi introduzido o 080, e somente em 2013 o país adotou também o 070.
Dados do governo mostram que todos os números de telefone com os prefixos 090 e 080 já foram registrados. Mas ainda restam 4,7 milhões daqueles que começam com 070.
Quando o código 060 for introduzido, o total de números de telefones celulares disponíveis no país passará de 270 milhões para 360 milhões.
Foto: Canva







































