Nascimentos no Japão caem para 671 mil e atingem menor nível da história

2026/06/04 08:45
Compartilhar:

Tóquio – O total de nascimentos no Japão em 2025 atingiu o recorde mínimo de 671.236, segundo dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. A queda foi de 2,2%, ou 14.937, em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, a taxa de fertilidade total no país, que é o número médio de filhos que se estima que uma mulher terá ao longo da vida, também caiu 0,01 ponto percentual, para 1,14. Ambas as quedas ocorrem pelo décimo ano consecutivo.

Apesar dos números negativos, o ministério informou que o ritmo de queda desacelerou em comparação com as tendências recentes, noticiou a Kyodo.

Segundo o levantamento do ministério, o número de casamentos aumentou pelo segundo ano consecutivo, para 489.119. E a idade média dos homens que se casaram ficou em 31 anos, e entre as mulheres foi de 29,7 anos.

Entre as 47 províncias do país, apenas quatro registraram aumento no número de nascimentos. É o caso de Tóquio, Toyama, Ishikawa e Kagawa.

As maiores taxas de natalidade foram notadas em Okinawa, com 1,52, seguida por Miyazaki, com 1,46, e por Fukui, com 1,45. A menor taxa foi em Tóquio, 0,96, seguida por Hokkaido e Miyagi, as duas com 1,00.

Em 2025 foram registradas ainda 1.589.489 mortes, representando uma queda pela primeira vez em cinco anos, o que é creditado, entre outros fatores, à redução das mortes por Covid-19.

Mas o total de mortes superou o de nascimentos em 918.253, marcando o 19º ano consecutivo de declínio natural da população.

O Instituto Nacional de Pesquisa sobre População e Seguridade Social havia projetado em 2023 que o número de nascimentos in 2025 chegaria a cerca de 749 mil.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Espetáculo acontece em Shizuoka e ingressos estão à venda O comediante e youtuber Whindersson Nun...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Em vários lugares do mundo, o cliente sempre tem razão nos diversos setores da socieda...
Por: Portal Japão
Quando se fala do Japão contemporâneo é praticamente inevitável não perceber a marcante influê...
Por: Redação
Miyagi – No dia 27 de junho será realizada, em Sendai (Miyagi), uma Roda de Conversa para br...
Por: Antônio Bordin
Osaka – Pesquisadores japoneses da farmacêutica Toregem Biopharma desenvolveram um medicamento qu...
Por: Antônio Bordin
Itália – O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen conquistou no sábado (14) a primeira medalha de ou...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de junho, as instituições médicas no Japão poderão cobrar taxas de cancela...
Por: Antônio Bordin
Argentina - O presidente da Argentina, Javier Milei, do partido de direita La Libertad Avanza, foi e...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
Por: Antônio Bordin
Wakayama – Uma dica de passeio para se refrescar neste verão é o rafting. A atividade é realiza...
Por: Antônio Bordin
Hiroshima - As pessoas que planejarem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima no feriado de Obo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Oriental Land Co., operadora do Tokyo Disney Resort, informou que encerrará seu servi...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram