Ministério pede revisão dos gastos das famílias com uniformes e materiais escolares

2026/08/07 13:17
Compartilhar:

Tóquio – O governo do Japão está pedindo às prefeituras e aos conselhos municipais de educação de todo o país que considerem fornecer materiais didáticos complementares aos alunos do ensino fundamental, atualmente comprados pelos pais. O objetivo é reduzir os encargos financeiros das famílias.

O Ministério da Educação recomendou recentemente que as escolas forneçam itens como materiais de caligrafia, kits de costura e formões. Além disso, solicitou que as autoridades municipais reavaliem a necessidade de exigir que os pais adquiram materiais complementares, levando em consideração a frequência com que são utilizados e se o custo é justificável, publicou a Jiji Press.

Segundo o ministério, alguns municípios já fornecem uma ampla variedade de itens, como materiais manipulativos para o ensino de matemática, instrumentos de medição, ábacos e dicionários de japonês, em vez de exigir que sejam comprados pelos pais.

Outro ponto que o ministério pediu que fosse revisto diz respeito aos itens determinados pelas escolas, como uniformes, roupas para as aulas de educação física e bolsas escolares. Para o órgão, há casos em que os estudantes podem utilizar produtos disponíveis no comércio, geralmente mais baratos do que os indicados pelas escolas, desde que cumpram os requisitos estabelecidos de cor e material.

O ministério citou ainda que alguns municípios passaram a disponibilizar nas escolas materiais de consumo, como fita adesiva e cola, para uso coletivo pelos alunos.

No início de julho, o ministério já havia pedido às escolas de todo o país que abrissem parcialmente suas instalações durante as férias de verão, a fim de oferecer locais seguros para as crianças.

Além das escolas, os governos locais estão sendo orientados a abrir instalações equipadas com ar-condicionado, como centros comunitários, bibliotecas, espaços esportivos e centros culturais.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão vive uma expansão da moda sem gênero, marcada por gravatas femininas, ternos ...
Por: Redação
18 de maio mobiliza Hamamatsu no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescent...
Por: Jin Takahashi
Glossário Partes do Corpo em Japonês - Português : Asas Nasais - Biyoku - 鼻翼 - びよく...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Quando a primeira-ministra Sanae Takaichi prometeu zerar o imposto sobre consumo por doi...
Por: Vanessa Handa
Uma aposentadoria planejada é algo essencial para a qualidade de vida na velhice, porém pouca gent...
Por: Redação
Tóquio – O Governo Metropolitano de Tóquio iniciou a distribuição de um pagamento único de 11...
Por: Jin Takahashi
Glossário Partes do Corpo em Japonês - Português : Palato - KOUGAI - 口蓋 - こうがい  ...
Por: Redação
Japão - A reforma do Código Civil marca uma mudança histórica ao substituir o modelo de custódi...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram