Japão reúne 20 empresas para desenvolver IA física para fábricas

Tóquio – A partir de outubro, cerca de 20 fabricantes japoneses deverão formar um consórcio para desenvolver e comercializar sistemas de inteligência artificial física capazes de operar robôs em fábricas e outros ambientes industriais. Entre as empresas participantes estão a Kyocera Corp. e a Kobe Steel Ltd.
O projeto, denominado “Manufacturing AIX Avengers”, pretende desenvolver máquinas-ferramenta capazes de realizar autonomamente tarefas de corte e processamento, utilizando tecnologia de IA desenvolvida pela Arum Inc., empresa de software sediada em Kanazawa, na província de Ishikawa.
A iniciativa terá duração de quatro anos, entre outubro de 2026 e setembro de 2030, e utilizará como base a máquina-ferramenta automatizada TTMC, desenvolvida pela Arum. O equipamento já conta com IA própria, treinada com dados relacionados ao processamento de metais e resinas, sendo capaz de gerar automaticamente procedimentos de usinagem a partir de projetos e executar cortes conforme as instruções.
Atualmente, a TTMC é utilizada principalmente no processamento de materiais de pequeno porte. O consórcio pretende aperfeiçoar a tecnologia para fabricar peças de médio e grande porte e com formatos complexos, destinadas, por exemplo, a máquinas de construção e a equipamentos utilizados na fabricação de semicondutores.
Entre os participantes estão ainda a Nidec Machine Tool Corp. e empresas ligadas à trading japonesa Sojitz Corp. A Microsoft Japan também deverá participar do projeto, oferecendo suporte tecnológico à Arum.
O projeto faz parte de um movimento mais amplo do Japão para desenvolver a chamada “IA física”, tecnologia que permite à inteligência artificial não apenas processar informações em computadores, mas também compreender situações do mundo real e comandar máquinas, robôs e outros equipamentos.
Outra iniciativa
Em outra frente, empresas japonesas estão investindo no desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de observar, compreender e atuar diretamente no mundo físico. A Noetra Corp., sediada em Tóquio, tem como empresas centrais a Sony Group Corp., a SoftBank Corp., a NEC Corp. e a Honda Motor Co., e recebeu investimentos de 44 empresas e organizações.
A Noetra está desenvolvendo um modelo de IA multimodal de origem japonesa que deverá servir de base para robôs e sistemas de IA física. A meta inicial, prevista para o ano fiscal de 2028, é desenvolver um modelo capaz de compreender de forma integrada textos, imagens, vídeos e sons.
Até o ano fiscal de 2030, a empresa pretende chegar ao que denomina “Real-world Native AI”, ou “IA nativa do mundo real”. Diferentemente dos atuais modelos de IA, concentrados principalmente no processamento de informações digitais, essa tecnologia deverá compreender também propriedades físicas do ambiente, como relações espaciais, permitindo que sistemas inteligentes reconheçam situações e atuem por meio de robôs e máquinas no mundo real.
Segundo a Noetra, a proposta é desenvolver uma IA capaz de “observar, compreender e trabalhar no mundo real”. O sistema deverá funcionar também como uma espécie de modelo-base para outras inteligências artificiais especializadas, aprendendo continuamente a partir de dados coletados em fábricas, armazéns e outros ambientes físicos.
O desenvolvimento da IA física é considerado estratégico pelo governo japonês justamente por combinar áreas nas quais o país tradicionalmente possui forte presença, como robótica, máquinas industriais e manufatura avançada, com a nova geração de inteligência artificial.
Como parte de sua estratégia para estimular o crescimento econômico e reforçar a segurança econômica nacional, o governo estabeleceu como meta alcançar mais de ¥ 370 trilhões em investimentos públicos e privados combinados até o ano fiscal de 2040, distribuídos por 17 setores estratégicos. A IA física é considerada uma das áreas centrais dessa estratégia, com uma meta de investimentos de ¥ 10,5 trilhões.
Foto: Esta é uma imagem gerada por IA criada exclusivamente para fins ilustrativos. Não representa um evento ou pessoa real








































