Inflação reduz otimismo das grandes empresas com economia do Japão

2026/08/17 06:21
Compartilhar:

Tóquio – Metade das principais companhias japonesas espera que a economia do país cresça nos próximos 12 meses, segundo pesquisa da agência Kyodo News. O resultado ficou abaixo dos 70% registrados há seis meses, refletindo o aumento das preocupações com a inflação, que corrói os salários e eleva os custos das empresas.

A pesquisa foi realizada com 111 empresas em julho. Entre elas, 51% esperam que a economia cresça gradualmente nos próximos 12 meses, enquanto 38% preveem estabilidade e apenas 5% projetam uma contração moderada.

Na mesma pesquisa realizada em janeiro, 70% das empresas esperavam um crescimento gradual, 25% previam estabilidade econômica e 1% projetava uma contração moderada.

Entre as empresas que apostam em uma contração moderada ou na estabilidade da economia, 54% citaram a alta dos preços como motivo. Outras 50% mencionaram a fragilidade dos gastos dos consumidores e 48% apontaram a disparada dos custos de energia.

Já entre as companhias que preveem uma expansão econômica gradual, 81% apostam na recuperação dos investimentos de capital, 77% esperam uma retomada dos gastos dos consumidores e 68% acreditam que os aumentos salariais contribuirão para o crescimento. Nenhuma empresa prevê uma expansão mais forte.

O governo divulgou que os gastos das famílias caíram em junho em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando o sétimo mês consecutivo de queda. Nas negociações salariais de primavera deste ano, os reajustes ficaram em torno de 5% em média, mantendo esse patamar elevado pelo terceiro ano consecutivo.

A pesquisa envolveu empresas como Toyota Motor Corp., Panasonic Holdings Corp. e Mitsubishi UFJ Financial Group Inc. Entre as participantes, 58% esperam crescimento de seus lucros.

Por outro lado, quase metade das empresas afirmou que o conflito no Oriente Médio teve impacto negativo em seus negócios, provocando o aumento dos custos de matérias-primas, energia e transporte.

Parte dessas companhias pretende elevar os preços ao longo do próximo ano, embora poucas tenham indicado que adotarão essa medida.

Segundo a Kyodo, o levantamento não reflete o impacto do terremoto de magnitude 7,1 que atingiu a província de Kumamoto em 28 de julho nem os efeitos de uma intervenção conjunta do Japão e dos Estados Unidos no mercado de câmbio.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Shimizu Corporation planeja construir a Ocean Spiral, uma cidade subaquática autônom...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Todo advogado estrangeiro que queira atuar em sua profissão no Japão precisa ser licen...
Por: Redação
O primeiro dia da segunda edição do "Brazilian Day Japan" foi uma celebração animada da cultura ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um homem de 57 anos preso pela Polícia Metropolitana de Tóquio está sendo investigado...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No período de festas de fim de ano e de Ano Novo, muitas pessoas exageram no consumo de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa realizada pela empresa Mizukara revelou que quase 60% dos japoneses não pr...
Por: Redação
Quem mora no Japão já deve ter visto em alguma loja a máscara do diabo japonês - Oni - 鬼 nas d...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão vive uma expansão da moda sem gênero, marcada por gravatas femininas, ternos ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram