Megavazamento expõe 180 milhões de senhas do Gmail, Yahoo e Outlook

2025/10/28 15:38
Compartilhar:

Estados Unidos – Mais de 180 milhões de e-mails e senhas de usuários de serviços como Gmail, Outlook e Yahoo foram expostos em um megavazamento, revelou na segunda-feira (27) o especialista em cibersegurança Troy Hunt, criador do site "Have I Been Pwned".

O megavazamento de dados chega a 3,5 terabytes de informações e é um dos maiores já registrados. Segundo Hunt, o fato ocorreu em abril deste ano, publicaram o Daily Mail e o Olhar Digital.

A origem do vazamento estaria ligada a programas maliciosos conhecidos como “infostealers”, que roubam dados armazenados em dispositivos e os vendem na dark web.

Hunt disse que a base contém registros de múltiplos serviços online: “Todos os principais provedores têm endereços de e-mail lá. Eles vêm de todos os lugares que você possa imaginar, mas o Gmail sempre aparece em grande destaque.”

Pelo menos 90% dos endereços expostos já apareceram em vazamentos anteriores. Mas o novo volume de dados roubados ligou o alerta sobre a segurança das senhas e o uso repetido de credenciais em diferentes plataformas, como Amazon, Netflix e eBay.

Como verificar se seus dados vazaram

Para saber se os seus dados foram comprometidos, os usuários devem acessar o Have I Been Pwned. Na página basta escrever o e-mail para saber se ele foi envolvido em alguma violação nos últimos dez anos.

No caso de e-mails comprometidos, o portal exibirá a mensagem “Oh no — pwned!” e listará em ordem cronológica os incidentes nos quais o e-mail foi encontrado, indicando inclusive quais serviços expuseram as informações.

Os dados vazados podem conter nomes, datas de nascimento, senhas, telefones, endereços físicos e o nome de usuário.

Hora de mudar senha

A divisão Google Cloud emitiu nota afirmando que os relatos sobre uma violação direta no Gmail são “imprecisos e incorretos”.

A gigante de tecnologia acrescentou que não houve um ataque direcionado à plataforma, mas sim o roubo de credenciais por meio de softwares maliciosos instalados nos dispositivos das vítimas.

O Google recomendou que os usuários ativem a verificação em duas etapas (2FA) e adotem chaves de acesso como alternativa mais segura às senhas tradicionais.

Caso o seu e-mail aparecer entre os afetados pelo megavazamento, a recomendação dos especialistas é alterar imediatamente a senha e evitar o uso de combinações repetidas em outros serviços.

Importante dizer que a senha nova deve conter letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, com pelo menos 12 caracteres.

Outra medida é ativar a autenticação em dois fatores, que pode ser configurada com código por SMS, aplicativo autenticador ou uma chave de segurança física. Assim, mesmo que alguém descubra sua senha, não conseguirá acessar a conta sem a segunda etapa de verificação.

O Google orienta ainda a revisar dispositivos conectados à conta e remover acessos suspeitos ou aplicativos de terceiros desconhecidos. Manter o software do celular e do computador atualizado e evitar cliques em links suspeitos também são práticas fundamentais para reduzir o risco de novas invasões.

Foto: Banco de Imagens

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um novo capítulo da franquia Jurassic Park estreou nos cinemas do Japão. A película, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de outubro, as operadoras dos trens-bala Tokaido e Sanyo Shinkansen passarão a...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Uma pesquisa feita pela Agência de Serviços de Imigração (ISA) revelou que quase met...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – A Espanha é a grande campeã da Copa do Mundo de 2026. A seleção venceu a Arge...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A programação musical é sempre o ponto alto dos eventos no Japão. Na 18ª edição d...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O McDonald’s Japan lançou uma campanha baseada na famosa série de jogos de luta "Str...
Por: Redação
Evento deve acontecer em 5 cidades do Japão O comitê organizador do maior evento da comunidade bra...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão registrou 2.350 acidentes envolvendo baterias de íons de lítio nos últimos c...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram