Escola de Kyoto confirma furto cometido por alunos em Bali e leitores expressam revolta

2025/12/10 13:47
Compartilhar:

Kyoto – A direção da escola secundária Otani confirmou que alunos cometeram furto durante uma viagem de intercâmbio para Bali, na Indonésia. A instituição, administrada pela Fundação Educacional Shinshu Otani, informou que o caso ocorreu no dia 4 deste mês em uma loja e pediu desculpas pelo ocorrido, segundo o Yahoo, o Sankei e outras mídias.

Um vídeo divulgado na internet mostra quatro jovens em uma loja de roupas, descrita como sendo na ilha de Bali, colocando peças expostas dentro de bolsas.

O diretor Fumio Inui divulgou um comunicado pedindo desculpas e afirmou que os alunos causaram grande inconveniente e preocupação. Ele destacou que a escola encara o caso como extremamente grave, já que a atitude pode afetar não apenas as pessoas diretamente prejudicadas, mas também a imagem dos japoneses no exterior.

A escola informou que, ao concluir a verificação dos fatos, divulgará novas orientações sobre o andamento do caso e as medidas que serão adotadas.

Japoneses expressam revolta

Um resumo feito por IA dos comentários publicados no Yahoo indica que muitos leitores consideram que a atitude dos alunos prejudica a credibilidade do Japão. Alguns questionam o propósito de uma excursão escolar, que deveria ser uma oportunidade de aprendizado e de respeito às leis locais.

Entre as reações, um leitor comentou que, embora a divulgação do comunicado seja importante, "crime continua sendo crime". Outro escreveu que o episódio "não pode ser tratado como um simples furto e que o ato prejudica os interesses nacionais".

Houve quem defendesse expulsão, afirmando que os envolvidos envergonham a escola e causam transtornos à comunidade local. Para esse leitor, estudantes do ensino médio "deveriam compreender que furtar é errado e que a falta de orientação pode levar à repetição de delitos".

Outro comentário criticou o fato de alunos viajarem ao exterior em uma época de altos custos, recebendo recursos para representar a escola e o país, somente para gerar constrangimento internacional.

Também houve leitores que destacaram que, "por causa do comportamento de alguns, toda a escola, outros estudantes e até o Japão passam a ser vistos de forma negativa". Para eles, os envolvidos devem se desculpar, ser punidos localmente e entender a dimensão do dano causado.

De forma contundente, outro leitor escreveu que o caso "é uma vergonha para o Japão e que os alunos devem ser responsabilizados, pedir desculpas pessoalmente e pagar indenização, entendendo que suas ações prejudicaram a confiança no país e em seu povo".

Foto: Reprodução

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Aichi – Chuvas torrenciais atingiram a região de Tokai nesta terça-feira (8), provocando alertas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A previsão do tempo para esta terça-feira (3) e quarta-feira (4) indica queda de neve ...
Por: Antônio Bordin
Osaka – Já pensou chegar em casa no fim do dia, exausto, estressado e até com vontade de distrib...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Os últimos dados divulgados pelo governo japonês mostram pequenas recuperações tanto...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estará no Japão em visita de segunda-fe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira (27) que vai dobrar para 10 anos o perío...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – Já estão definidas as equipes que disputarão a Go Japan Spring Cup 2026 no dia 29 de...
Por: Antônio Bordin
Filipinas/Japão – As autoridades japonesas emitiram um alerta de tsunami para a região costeira ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Ibaraki - Caminhar silenciosamente, lançar shuriken e testar o equilíbrio sobre a água são algum...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Kakegawa, na província de Shizuoka, reúne construções históricas, muse...
Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram