Brasil registra mais de 2 milhões de imigrantes de 200 nacionalidades

Compartilhar:

Brasília – Mais de 2 milhões de imigrantes estrangeiros de 200 nacionalidades estão registrados no Brasil como residentes, temporários e refugiados. Eles estão presentes em todos os estados, segundo o 12º Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) – “Política Migratória no Brasil: evidências para gestão de fluxos e políticas setoriais”.

O documento apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública traz recomendações para a integração dessas pessoas à sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, serve como referência para a nova Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, que substitui a antiga Lei de Migração de 2017, publicou a Jovem Pan.

O relatório mostra que aumentou em 54%, entre 2023 e 2025, a entrada de migrantes no mercado de trabalho formal, superando os 414,96 mil com carteira assinada de 2025. A maior parte trabalha na produção industrial.

As principais nacionalidades mostradas no relatório são de venezuelanos, com 201 mil, seguidos por haitianos, com 51,2 mil, e cubanos, com 30,7 mil, todos contratados formalmente, segundo os dados.

Os estados da federação que mais concentram os migrantes registrados são São Paulo, com 140.033, seguido pelo Paraná, com 102.046, e Roraima, com 86.845. Outros estados que abrigam os estrangeiros são Santa Catarina (71.055) e Rio Grande do Sul (61.386).

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Movimento no Aeroporto de Guarulhos

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Neste maravilhoso vídeo da produtora Aithra em Tsuruga, Fukui...
Por: Portal Japão
Doçura com propósito: faça do amor seu principal ingrediente Transforme simples ingredientes em m...
Por: Antônio Bordin
Suíça – Vários países do mundo possuem abrigos nucleares, construções robustas geralmente su...
Por: Redação
Joziane Matsushina lançará sua obra durante o evento “Jornada da Coragem” A terapeuta Joziane ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A temperatura média no verão deste ano no Japão, entre junho e agosto, foi 2,36 °C a...
Por: Antônio Bordin
Grécia – O Parlamento da Grécia aprovou recentemente uma lei que introduz penas mínimas de 10 a...
Por: Redação
HAMAMATSU, Japão (maio 2025) — O Hamamatsu Matsuri encerrou sua edição de 2025 registrando ...
Por: Redação
Kosai, Shizuoka – Após o sucesso do October Fun Fest 2024, realizado em outubro passado no Boat R...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram